Santa Catarina registrou uma queda no número de acidentes e feridos em rodovias federais durante os sete primeiros meses de 2025. Em relação aos acidentes, foram 148 a menos do que no mesmo período do ano anterior. Já no que diz respeito aos feridos, foram 192 a menos. Entretanto, o número de mortes subiu em 2025. Ao todo, 271 pessoas perderam a vida nas rodovias entre janeiro e julho deste ano, 29 a mais do que em 2024.

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Nos primeiros sete meses de 2025, Santa Catarina registrou uma média de 21 acidentes por dia. Apesar das diferenças dos resultados, comparados com o último ano, o número de acidentes com mortes nas rodovias federais catarinenses está dentro da média estatística, de acordo com a PRF. Para o chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado, Adriano Fiamoncini, o dado não indica tendência de crescimento ou redução.

— Os números indicam estabilidade. A redução de acidentes foi 1,5%, é pouca coisa. A redução de feridos não chega a 1%. O número de mortos também é um número que altera muito dependendo da ocorrência — afirma.

Números não podem ser analisados sozinhos, dizem especialistas

Instrutora e especialista em trânsito, Márcia Pontes explica que este aumento no número de mortes, ao mesmo tempo que houve a redução de acidentes, pode ser explicado porque, em alguns casos, há mais ocupantes dentro de um mesmo veículo. Como exemplo, ela usou o acidente no Morro dos Cavalos, em que um caminhão tombou e incendiou 24 veículos. Na ocasião, ninguém ficou gravemente ferido.

De acordo com o chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado, Adriano Fiamoncini, o número de mortes altera muito dependendo da ocorrência, como gravidade da colisão, impacto em estruturas, entre outros fatores.

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— Às vezes em uma ocorrência só com quatro mortos, cinco mortos, já joga a estatística lá para cima. Então, não tem nada que tenha mudado do ano passado para cá. Fica dentro da normalidade estatística — esclarece Fiamoncini.

Márcia ainda alerta que os dados não podem ser analisados fora de contexto. Segundo a instrutora, acidentes sem vítimas fatais ainda podem impactar negativamente na vida dos envolvidos.

— Nem sempre a redução dos acidentes de trânsito significa diminuição da gravidade das sequelas. A gente teve um aumento na quantidade de mortos. Isso é muito grave. Porém, dentre esses 5.266 feridos, qual a gravidade do ferimento? Será que eu tenho pessoas ali que tiveram amputações, que vão fazer tratamentos longos e dolorosos? Tem criança no meio disso que já vai crescer com algum membro amputado ou outras comorbidades? — observa.

Estatísticas nas rodovias catarinenses

Em Santa Catarina, a rodovia que mais registra acidentes é a BR-101. De janeiro a julho de 2025, foram 90 sinistros de trânsito no trecho. Na sequência, aparece a BR-470, com 62 acidentes, e a BR-282 com 58.

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De acordo com o chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, a BR-101 sempre será a rodovia que mais registra ocorrências devido à toda sua extensão pelo Estado.

— Atravessa a maior cidade do Estado, que é Joinville. Passa do lado do maior porto do estado, que é Itajaí. Da região mais turística do Litoral Norte, que é Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Atravessa a região da capital do Estado, Florianópolis. Também passa por todo o Sul do estado, cidades importantes como Criciúma e Tubarão. Então é a rodovia mais movimentada e sempre vai ser a que mais registra acidentes, feridos e mortos — afirma.

Márcia Pontes ainda relata que a estrutura da BR-101, planejada há décadas, deve ser levada em consideração quando se fala sobre o número de sinistros no trecho.

— A composição do tráfego mudou desde o período do projeto original da 101. Então, nem sempre é só a imprudência, a imperícia ou a negligência do condutor. A gente também tem outros fatores associados à infraestrutura da via, asfalto danificado, uma curva com um raio muito fechado, uma curva mais aberta — alerta.

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Recomendações da PRF

De acordo com a PRF, para evitar acidentes em todas as rodovias, assim como dentro das cidades, é preciso respeitar o limite de velocidade, jamais ultrapassar em local proibido e utilizar cinto de segurança, inclusive para quem viaja no banco traseiro.

— Jamais dirigir e falar no celular ao mesmo tempo, mesma coisa para consumo de bebida alcoólica, não dirigir depois de consumir. Manter uma distância do veículo que segue à frente para prevenir engavetamentos, tipo de acidente muito comum. E, mesmo não sendo mais obrigatório em áreas urbanizadas, acender os faróis durante o dia nas rodovias também ajuda muito a evitar acidentes — orienta Fiamoncini.

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