nsc
dc

Epidemia

Número de casos suspeitos do coronavírus sobe para 67 em SC

Balanço do Ministério da Saúde mostra 20 novas suspeitas no Estado, que ainda não tem nenhum caso confirmado

12/03/2020 - 10h23 - Atualizada em: 12/03/2020 - 11h15

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Coronavírus
(Foto: )

Santa Catarina registrou 20 novos casos suspeitos do novo coronavírus nesta quinta-feira (12). O número foi confirmado pelo Ministério da Saúde em balanço divulgado às 11h. Agora, o Estado soma 67 casos suspeitos e outros 99 já descartados. Ainda não há nenhum paciente confirmado com o Covid-19 em Santa Catarina.

O novo balanço mostra que SC é o único Estado do Sul do Brasil sem casos confirmados do coronavírus até agora. O Rio Grande do Sul tem quatro confirmações e 65 suspeitas, enquanto o Paraná registra seis casos confirmados e 46 suspeitos.

No Brasil, o balanço do Ministério da Saúde aponta 60 pacientes confirmados com o Covid-19, sendo a maioria em São Paulo (30 casos). Pelo menos 930 pacientes são considerados suspeitos no país, enquanto 1937 casos já foram descartados pelos exames. Não há nenhuma morte registrada.

Com os novos números, sete estados do Brasil já têm casos confirmados, porém só dois (São Paulo e Bahia) com transmissão local. Nos outros os pacientes teriam contraído a doença no exterior.

Em nível mundial, nesta quarta-feira (11) a OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou a classificação de pandemia para o novo coronavírus. Após o anúncio, o presidente norte-americano Donald Trump também tomou uma das decisões mais drásticas até agora e proibiu o ingresso de estrangeiros vindos da Europa nos Estados Unidos.

Os números mais recentes apontam que a pandemia de Covid-19 já causou 4,7 mil mortes no mundo inteiro e infectou 127 mil pessoas em 116 países.

Reforço na rede saúde

Na mesma coletiva de imprensa em que atualizou o número de casos no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou um reforço para preparar a rede pública. Além da expectativa de liberação de R$ 5 bilhões de verba para combate ao coronavírus, o ministério já confirmou que na segunda-feira (16) vai abrir uma chama de 5 mil novos médicos para os postos de saúde através do programa Mais Médicos.

Conforme o ministério, serão chamados médicos que já tem CRM para contratações por um ano. Todos irão atuar em postos de saúde espalhados pelo país inteiro. A expectativa é de que esse grupo comece a atuar até o dia 7 de abril.

A ideia do governo é ampliar a atuação na rede básica, visto que os números atuais apontam que 90% dos casos de Covid-19 são leves e podem ser tratados em postos de saúde, sem necessidade de internação.

Cidades com casos suspeitos de coronavírus em SC (situação das 11h do dia 12/3)

Florianópolis

Joinville

São Bento do Sul

São José

Porto Belo

Balneário Camboriú

Tijucas

Nova Trento

Jaraguá do Sul

São João Batista

Brusque

Criciúma

Blumenau

Itajaí

Pouso Redondo

Balneário Piçarras

Benedito Novo

Itapema

Concórdia

Lages

Mafra

Videira

Colunistas