Depois de um ano difícil como 2020, muitos negócios sofreram e tiveram que se tornar criativos para sobreviver a 2021. Enquanto isso, para muitas pessoas, tornou-se mais evidente a importância da convivência social e das experiências compartilhadas. Essas duas características podem ter sido a receita para o resultado expressivo do Impact Hub Floripa, que chega a dezembro de 2021 com um número de membros ativos 58% mais alto, quando comparado a janeiro do mesmo ano.
Continua depois da publicidade
E o crescimento em números não deixou para trás a satisfação dos membros. Na última pesquisa realizada pelo Impact Hub Floripa sobre as relações entre os membros, este foi um dos fatores de destaque. Pouco mais de 46% dos membros respondentes alegaram já ter sido contratado ou fechado negócios com alguém que conheceu dentro da comunidade ao menos uma vez em sua jornada.
E se tirarmos o filtro de negócios, 87,6% dos membros alegam terem feito alguma conexão significativa, enquanto membro do Impact Hub Floripa. A expressividade dos números corrobora a teoria sobre a qual o coworking e a comunidade foram fundadas: a de que as experiências em conjunto importam, e de que o crescimento, quando compartilhado, tende a ser mais perene.
Expertise em gestão de comunidades é o diferencial do Impact Hub Floripa
Para quem não conhece o Impact Hub Floripa, pode soar estranho dizer que o core do negócio não é o espaço de coworking em si, mas a gestão da comunidade – a experiência do compartilhamento. Todo o conceito por trás da gestão da comunidade vem do entendimento de que o ser humano é uma espécie sociável, e de que sempre trabalhou em grupos. Mas a necessidade de enxergar empresas como comunidades é nova, e ganhou força nos últimos anos – em especial durante a pandemia.
É claro que, em especial no caso do Impact Hub, o design e o conceito arquitetônico de espaços inspiradores fazem parte deste conceito, mas o pilar estrutural de tudo está nas relações interpessoais. Assim, desde o momento em que a pessoa se torna um membro, há uma programação e uma equipe profissional responsável por pensar na sua experiência e nas suas conexões.
Continua depois da publicidade
Por isso os momentos de descontração como os coffees semanais são tão importantes, por exemplo. São momentos fomentados pelo Hub para que os membros – mesmo aqueles que possuem um office exclusivo – são incentivados a dar uma pausa no trabalho para comer e conhecer outros membros. Da mesma forma, um calendário de eventos exclusivo é pensado para fomentar o compartilhamento de conhecimento entre membros.
> Impact Hub abraçando a diversidade e a inclusão da comunidade LGBTQIA+
Em 2021, essa agenda incluiu 13 eventos ao total, com formatos e programações variadas. Membros especialistas foram convidados a falar à comunidade sobre sua área de atuação e sobre temas de seu interesse, como: Vendas, Gestão financeira, LGPD e direitos trabalhistas e, claro, sobre negócios de impacto socioambiental – com todos os desafios e aprendizados que atuar na área significa. Inclusive, o Impact Hub Floripa recebeu o feedback de que pelo menos um negócio foi fechado entre membros, justamente em um desses eventos.
Sobre o Impact Hub Floripa
São três unidades espalhadas pelos endereços mais inovadores e importantes da Grande Florianópolis: além de estar no berço da inovação da cidade, a CIA Acate, há também uma unidade na Beira-mar norte e outra na Pedra Branca, em Palhoça. Mas o negócio do Impact Hub Floripa vai além de suas unidades físicas, de seus espaços inspiradores e de suas comunidades vibrantes.
O Impact Hub Floripa é um idealizador de grandes programas de impacto socioeconômico, que realiza com o apoio de parceiros como Sebrae (nacional e regional), Viacred, OIM (órgão da ONU para imigrantes) e diversas prefeituras. São programas de aceleração de MEIS e educação empreendedora, que contam com uma metodologia exclusiva e podem ser aplicados em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Impact Hub Floripa faz parte de uma comunidade de Impact Hubs que se estende por todo o mundo. A rede está presente em mais de 100 cidades de 60 países – e todas as unidades, sem exceção, foram feitas para causar um impacto positivo no mundo.
Leia mais
Aumento de faturamento e motivação empreendedora: o legado da Chamada de Impacto Monte Serrat
Pelo terceiro ano consecutivo, cooperativa catarinense conquista posição de destaque no ranking GPTW