nsc
nsc

Impact Hub

Número de membros do Impact Hub Floripa cresce 58% em 2021

Sucesso do ano se reflete também no índice de satisfação dos membros que superou a marca de 79 pontos

28/12/2021 - 14h54

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
2021 foi positivo para a Impact Hub.
2021 foi positivo para a Impact Hub.
(Foto: )

Depois de um ano difícil como 2020, muitos negócios sofreram e tiveram que se tornar criativos para sobreviver a 2021. Enquanto isso, para muitas pessoas, tornou-se mais evidente a importância da convivência social e das experiências compartilhadas. Essas duas características podem ter sido a receita para o resultado expressivo do Impact Hub Floripa, que chega a dezembro de 2021 com um número de membros ativos 58% mais alto, quando comparado a janeiro do mesmo ano.

E o crescimento em números não deixou para trás a satisfação dos membros. Na última pesquisa realizada pelo Impact Hub Floripa sobre as relações entre os membros, este foi um dos fatores de destaque. Pouco mais de 46% dos membros respondentes alegaram já ter sido contratado ou fechado negócios com alguém que conheceu dentro da comunidade ao menos uma vez em sua jornada.

E se tirarmos o filtro de negócios, 87,6% dos membros alegam terem feito alguma conexão significativa, enquanto membro do Impact Hub Floripa. A expressividade dos números corrobora a teoria sobre a qual o coworking e a comunidade foram fundadas: a de que as experiências em conjunto importam, e de que o crescimento, quando compartilhado, tende a ser mais perene.

Expertise em gestão de comunidades é o diferencial do Impact Hub Floripa

Para quem não conhece o Impact Hub Floripa, pode soar estranho dizer que o core do negócio não é o espaço de coworking em si, mas a gestão da comunidade - a experiência do compartilhamento. Todo o conceito por trás da gestão da comunidade vem do entendimento de que o ser humano é uma espécie sociável, e de que sempre trabalhou em grupos. Mas a necessidade de enxergar empresas como comunidades é nova, e ganhou força nos últimos anos - em especial durante a pandemia.

É claro que, em especial no caso do Impact Hub, o design e o conceito arquitetônico de espaços inspiradores fazem parte deste conceito, mas o pilar estrutural de tudo está nas relações interpessoais. Assim, desde o momento em que a pessoa se torna um membro, há uma programação e uma equipe profissional responsável por pensar na sua experiência e nas suas conexões.

Por isso os momentos de descontração como os coffees semanais são tão importantes, por exemplo. São momentos fomentados pelo Hub para que os membros - mesmo aqueles que possuem um office exclusivo - são incentivados a dar uma pausa no trabalho para comer e conhecer outros membros. Da mesma forma, um calendário de eventos exclusivo é pensado para fomentar o compartilhamento de conhecimento entre membros.

> Impact Hub abraçando a diversidade e a inclusão da comunidade LGBTQIA+

Em 2021, essa agenda incluiu 13 eventos ao total, com formatos e programações variadas. Membros especialistas foram convidados a falar à comunidade sobre sua área de atuação e sobre temas de seu interesse, como: Vendas, Gestão financeira, LGPD e direitos trabalhistas e, claro, sobre negócios de impacto socioambiental - com todos os desafios e aprendizados que atuar na área significa. Inclusive, o Impact Hub Floripa recebeu o feedback de que pelo menos um negócio foi fechado entre membros, justamente em um desses eventos.

Sobre o Impact Hub Floripa

São três unidades espalhadas pelos endereços mais inovadores e importantes da Grande Florianópolis: além de estar no berço da inovação da cidade, a CIA Acate, há também uma unidade na Beira-mar norte e outra na Pedra Branca, em Palhoça. Mas o negócio do Impact Hub Floripa vai além de suas unidades físicas, de seus espaços inspiradores e de suas comunidades vibrantes.

O Impact Hub Floripa é um idealizador de grandes programas de impacto socioeconômico, que realiza com o apoio de parceiros como Sebrae (nacional e regional), Viacred, OIM (órgão da ONU para imigrantes) e diversas prefeituras. São programas de aceleração de MEIS e educação empreendedora, que contam com uma metodologia exclusiva e podem ser aplicados em todo o Brasil.

Além disso, o Impact Hub Floripa faz parte de uma comunidade de Impact Hubs que se estende por todo o mundo. A rede está presente em mais de 100 cidades de 60 países - e todas as unidades, sem exceção, foram feitas para causar um impacto positivo no mundo.

Leia mais

Aumento de faturamento e motivação empreendedora: o legado da Chamada de Impacto Monte Serrat

Pelo terceiro ano consecutivo, cooperativa catarinense conquista posição de destaque no ranking GPTW

Colunistas