Uma das atitudes mais marcantes de Preta Gil durante todo seu tratamento contra o câncer de intestino foi a forma como ela fez questão de falar, sempre que podia, sobre os sintomas da doença. A cantora também lutou para acabar com o estigma dos pacientes que precisam usar a bolsa de colostomia.

Continua depois da publicidade

Corpo de Preta Gil chega ao Brasil para velório aberto ao público no Rio de Janeiro

Em 2023, Preta Gil participou de um café da manhã com Ana Maria Braga no Mais Você e falou sobre esses sintomas. Crises de prisão de ventre e fezes em formato de fita foram alguns deles, que fizeram com que ela desconfiasse que estava com problemas de saúde.

Preta alertou que as pessoas acabam deixando passar alguns sintomas ou pequenas coisas que notam diferente no seu corpo, na sua rotina e na saúde pela correria do dia a dia. Ela fez questão de enfatizar que é importante nunca se colocar em segundo plano.

Continua depois da publicidade

“No meu caso, já estava há uns seis meses com uma prisão de ventre absolutamente exagerada, 10 dias sem ir ao banheiro. Quando eu fazia, as fezes [vinham] com sangue, com muco, tinham um formato diferente. Ela saía achatada e eu olhava aquilo e achava normal, não liguei”, disse Preta Gil para Ana Maria Braga.

Fezes em formato de fita serviram de alerta para Preta Gil

As fezes, em formato de fita, tinha essa aparência pois o câncer da cantora ficava na porção final do intestino. Com isso, o tumor pressionava as fezes, que acabavam saindo nesse formato incomum. Picos de pressão alta e dores de cabeça constantes também foram algumas das condições que ela sentiu.

Preta contou também que só descobriu o tumor no dia em que acordou, foi ao banheiro e perdeu muito sangue.

Continua depois da publicidade

“Não era pouco, era muito sangue. Comecei a me sentir mal, tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital e quando cheguei na emergência, os médicos já pediram exames como tomografia e ressonância e na primeira tomografia já apareceu o tumor”, disse.

Veja fotos de Francisco Gil, filho único de Preta Gil

O Jornal Nacional mostrou na segunda-feira (21) que cerca de 45 mil pessoas devem receber o diagnóstico de câncer colorretal no Brasil só em 2025. É o terceiro tipo de câncer que mais acomete pessoas no país.

Os principais sintomas são sangue nas fezes, alterações nos hábitos intestinais, perda de peso e dores abdominais. A matéria no telejornal lembrou ainda que é importante fazer exames como colonoscopia após os 45 anos e sempre procurar ajuda médica em caso de qualquer um dos sintomas.

Continua depois da publicidade

Filha de Junior Lima é diagnosticada com síndrome nefrótica: entenda os sinais e riscos

Herança de Preta Gil: qual o valor e para quem fica