Construído no ano de 1920, o Casarão é um prédio histórico de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O prédio localizado no bairro Comerciário abriga o Museu Histórico e Geográfico Augusto Casagrande. O local foi residência de imigrantes italianos ao longo do século passado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Dentro da casa, ainda é possível ver detalhes da época. O edifício passou por uma restauração completa em 1978. A maior parte dos itens presentes são mantidos da própria casa, além de outros doados por moradores locais.

Atualmente, o local conta com um acervo de documentos, fotografias, artefatos indígenas, objetos de uso pessoal e doméstico. São mais de 1300 itens na coleção. O museu conta a história de Criciúma e a colonização da cidade.

A história da família Casagrande

O italiano Augusto Casagrande, aos 20 anos na época, casou-se com a também italiana Cecília Darós, de 18 anos. Juntos, eles construíram a casa onde viveram por anos com os 15 filhos, que trabalhavam com o pai na olaria da família.

Continua depois da publicidade

Segundo relatos, Augusto foi quem realizou o parto dos filhos, além de ser o responsável por cortar tecidos para a produção de roupas da família, que eram costuradas pela esposa. Ele morreu aos 95 anos, em Tubarão, cidade próxima à Criciúma, no Sul de SC. No local ele tinha uma fazenda.

Anos depois, os herdeiros da família, que eram donos da casa, doaram a estrutura em 1980 à prefeitura de Criciúma, em razão das comemorações do centenário da cidade.

Veja imagens do museu

Os horários de visitação são das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O prédio fica na rua Cecília Darós Casagrande, 422, no bairro Comerciário.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Mancha no Rio Tubarão pode ser de suposto vazamento de óleo e alerta órgãos ambientais

“Muitas mulheres mandaram mensagem”, diz professora de SC vítima de difamação por italiano