Uma paciente internada em Blumenau aguarda por uma vaga de UTI há 10 dias. É o que conta a filha da idosa. Segundo Elaine Fermiano, a mãe, Edeltraud, de 73 anos, está internada com problemas no pulmão e no coração. A idosa depende de um leito de terapia intensiva para estabilizar o quadro de saúde e então poder passar por uma cirurgia. Angustiada com a falta de previsão, a filha desabafa:

Continua depois da publicidade

— Cansa ver o sofrimento dela.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Dados do governo de Santa Catarina, atualizados pela última vez na noite de domingo (21), mostram todos os leitos público de UTI no Vale do Itajaí ocupados. Conforme o painel, há cerca de 50 vagas em outras regiões. Em tese, segundo a Secretaria de Estado da Saúde sempre explica, a solução seria transferir a idosa para outro hospital.

Entretanto, o Santa Isabel, onde a paciente está, é justamente a referência em SC para o tipo de cirurgia que a idosa precisa. A expectativa da família de Edeltraud é que uma vaga de UTI seja aberta nesta segunda-feira (22), caso a alta de outra paciente se confirme.

Continua depois da publicidade

Em nota, o Hospital Santa Isabel respondeu que no último mês tem enfrentado a lotação na UTI quase todos os dias. Esse cenário foi mostrado pelo NSC Total na semana passada. No dia 15 de abril, todas as vagas de UTI estavam ocupadas na unidade.

O hospital frisou que Edeltraud está no quarto recebendo acompanhamento dos especialistas necessários para manter a saúde dela enquanto aguarda pelo leito de UTI.

Leia mais

Ex-vereador condenado por assassinato em Santa Catarina é preso em Foz do Iguaçu

Pais de soldado morto em acidente com caminhão do Exército em Blumenau devem ser indenizados

Destaques do NSC Total