nsc
    dc

    HENRIQUE BILBAO

    O impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

    A tecnologia traz a empresas redução de custos, aumento da produtividade e o oferecimento de soluções mais ágeis no atendimento qualificado aos clientes

    26/11/2020 - 12h00

    Compartilhe

    Por Tech SC
    Inteligência artificial pode ajudar no relacionamento entre a empresa e o cliente
    Inteligência artificial pode ajudar no relacionamento entre a empresa e o cliente
    (Foto: )
    Assinatura
    (Foto: )

    Vemos em diversos setores da economia a Inteligência Artificial (I.A.) sendo utilizada em grande escala e se tornando não mais uma projeção para o futuro, mas a realidade de grandes, médias e até pequenas empresas no mercado nacional e internacional. Este salto vem acompanhado de uma série de fatores. Certamente a explosão do uso de aplicativos de mensagens para a troca de informações pessoais e comerciais foi um grande divisor de águas para a transformação digital das empresas.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    > Vacathon mostra inovações do mercado de laticínios no Brasil

    A velocidade na troca de informações quando o atendimento ao cliente é realizado através da Inteligência Artificial permite que uma marca se comunique com o seu público trocando mensagens com a mesma agilidade de uma conversa entre amigos pelo WhatsApp. Resultados como este só são possíveis com muitos anos de estudos, pesquisas e melhorias constantes no uso desta tecnologia por empresas e especialistas do mundo todo.

    A base da construção da Inteligência Artifical está presente no backgroud de compram online ou da solicitação de atividades por meio assistentes como a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon, por exemplo. Pensar nisso é um dos motivos do brilho nos olhos de grande parte dos consumidores na era digital. As empresas que querem se manter com uma proposta de atendimento ágil e moderna precisam buscar formas de se adaptar e investir nesta tecnologia.

    Um dos principais impactos da Inteligência Artificial nas empresas é a otimização de processos realizados por humanos através da automação de modo que atividades que necessitavam de uma ou até mais pessoas passem a ser realizadas de forma automatizada, gerando resultados essencialmente positivos como, por exemplo, redução de custos, aumento da produtividade e o oferecimento de soluções mais ágeis no atendimento qualificado aos clientes. Mas padronizar, escalar e ter o fator qualidade em uma constante no seu atendimento independente do tamanho da sua operação é um processo repleto de desafios. Neste sentido, como garantir que o seu atendimento tenha a capacidade de interagir dessa forma?

    Para responder esta pergunta, o primeiro passo é entender que a tecnologia, neste caso exemplificada pelas soluções derivadas da Inteligência Artificial, não surgiu e nem é a responsável por substituir integralmente a mão-de-obra humana, mas veio sim para auxiliar o seu time com funções de alta possibilidade de automação, melhorando e dedicando a atuação dos profissionais da sua empresa na execução de tarefas de maior complexidade.

    Uma das maiores demandas atuais que envolvem o uso da Inteligência Artificial e impactam diretamente na experiência de atendimento do seu cliente são os assistentes virtuais (ou chatbots). O uso deles está atrelado a comunicação com seus clientes ou leads em potencial pelo WhatsApp, maior plataforma de troca de mensagens do mundo, ou pela janela de chat disponível em seu site, tenha ele um objetivo institucional ou comercial. Integrar o seu negócio com o WhatsApp tornou-se possível após o lançamento do WhatsApp Business API, que possibilita que as empresas tenham uma conta oficial para se comunicar com seus clientes. Embora o chatbot integrado ao WhatsApp seja o grande assunto em pauta quando o tema é Inteligência Artificial para empresas, certamente esta é apenas uma das inúmeras possibilidades de conectar o seu negócio a este “movimento”. Vem muito mais coisa por aí!

    > Inteligência Artificial na Engenharia de Produção

    Se você quer manter o seu negócio em relevância, principalmente se ele tiver grande participação no meio online, é impossível desprezar o potencial dessa tecnologia. Pesquise, se informe e conte com parceiros engajados em entender as necessidades do seu negócio e do seu cliente para trazer os benefícios desta inteligência para a realidade da sua empresa.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas