Voce até já deve ter parado pra pensar que o mundo tem se tornado menos colorido com o passar dos anos. Mas saiba que essa não é mais apenas uma percepção sua, e na verdade, é uma constatação científica e por explicamos a seguir por que o mundo está ficando mais preto e branco.
Continua depois da publicidade
Desde os tons vibrantes dos anos 60 e 70, até a revolução cultural dos anos 80, parece que o minimalismo e os tons industriais tomaram conta da produção estética no mundo moderno. Segundo um estudo realizado pela Science Museum Group, com financiamento do Creative Industries Policy and Evidence Centre (PEC), as cores realmente podem estar sumindo.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Ao analisar mais de sete mil fotografias do acervo do Science Museum, as quais atravessam diferentes períodos desde o início do século XIX até os dias atuais, a pesquisadora Cat Sleeman chegou à conclusão de que os tons mais vibrantes têm dado lugar a uma paleta de cores cada vez mais cinza.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do estudo que detectou o “sumiço” das cores pelo mundo
A volta das cores com a geração Z
Porém, as cores não vão ficar esquecidas. Pelo menos é o que aponta uma reviravolta nos últimos anos que indica uma mudança cultural impulsionada pela geração Z. Esta geração não só reintroduziu cores nos ambientes, mas também desafiou a lógica minimalista, redefinindo paletas cromáticas e formas.
Quem sabe, o futuro não volte a ser um pouco mais colorido com a nova redescoberta cultural e estética das cores, aliada a um questionamento do minimalismo como o padrão a ser seguido.
Continua depois da publicidade
Leia também
Champanhe mais antigo do mundo pode ser seu por “apenas” R$ 1 milhão
Quais são os menores e maiores países do mundo?