O açúcar está muito presente em vários alimentos e em refeições diferentes. Desde aquele café com leite, quanto nas sobremesas enos lanches. Nesse sentido, muitas vezes o consumimos e nem notamos, ainda mais com alimentos ultraprocessados presentes na dieta de algumas pessoas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Contudo, o açúcar é bastante prejudicial à saúde se consumido em excesso. De modo que o nosso organismo pode chegar a dar sinais desse exagero, algo que pode ser indício de algo mais sério. Portanto, vamos explicar os motivos de ser ruim para ser prejudicial e quais os alertas corporais para diminuir o consumo.

Continua depois da publicidade

Por que o açúcar é prejudicial para a saúde?

Primeiramente, vamos explicar os motivos pelos quais o açúcar pode ser prejudicial para a saúde. Tendo em vista que os açúcares estão cada vez mais presentes na rotina, esses efeitos podem ser cada vez mais comuns. De acordo com o site Healthline, estes podem ser apenas uns dos problemas se o consumo exceder o limite razoável:

  • Pode causar ganho de peso;
  • Tem relação com diabete tipo 2;
  • Pode aumentar as acnes;
  • Pode aumentar o risco de câncer;
  • Pode aumentar o risco de depressão.

Continua depois da publicidade

Qual a quantidade segura de açúcar?

Entretanto, não precisa ser tão rígido e cortar todo o açúcar de sua dieta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é que um adulto consuma até 50 gramas de açúcar por dia. Aliás, a OMS sugere que quanto mais jovem, menos açúcar deve ser consumido.

5 sinais de que você está exagerando no açúcar

Agora que você já sabe alguns dos riscos do açúcar para a sua saúde, vamos trazer 5 pontos que um artigo da Revista Vogue levantou e que são alertas do excesso de açúcar no sangue.

1 – Você sente fome muito rápido 

O açúcar pode gerar ganho de peso, e uma das maneiras disso ocorrer é através do excesso de fome. Isto pois, como aponta a Drª. Lela Ahlemann, em entrevista para a Revista Vogue, o açúcar aumenta a glicose no sangue, mas não tem efeito de saciedade no longo prazo. Por isso, a fome volta e a pessoa come mais vezes.

Continua depois da publicidade

2 – Espinhas e Acnes

As acnes também podem aparecer, como já foi levantado anteriormente. Conforme o Healthline, os açúcares aumentam a insulina no sangue. Com isso, há uma maior produção de androgênios, hormônios que tem um importante papel no desenvolvimento desse problema de pele.

3 – Mudanças de humor

É fato que o açúcar aumenta rapidamente o nível de glicose do açúcar do sangue. Porém, segundo Ahlemann, quando cai de novo, muitas vezes fica abaixo da linha de base. Assim, podendo causar hipoglicemia e rápidas mudanças de humor. 

4 – Aumento das inflamações 

Além disso, a Drª Lela Ahlemann revela que o açúcar vira alimento para bactérias presentes no intestino grosso. A quesrão é que esses microrganismos carregam toxinas chamadas de endotoxinas e que ao cair na corrente sanguínea causam inflamações.

Continua depois da publicidade

5 – Acelera o envelhecimento da pele

Por fim, o açúcar acelera o envelhecimento da pele. Isto pois, segundo o Healthline, um fator fundamental no aparecimento de rugas são os Produtos de Glicação Avançada. Sendo que uma dieta rica em carboidratos leva a produção desses efeitos.

Leia também

O que acontece com o corpo na dieta sem açúcar

Comer nozes todos os dias pode mudar sua vida

Balança, mas não cai: o que é turbulência em aviões e quais são as causas

Características da aranha-armadeira e o que fazer em caso de picada

Destaques do NSC Total