Agroglifos surgiram novamente em uma plantação de trigo nesta terça-feira (4), em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina. A pequena cidade, inclusive, ficou conhecida como capital nacional dos agroglifos, segundo a prefeitura. Registros como esse também já foram feitos em vários lugares pelo mundo, com formatos e tamanhos diferentes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Mas, afinal, o que são agroglifos?
Segundo o ufologista Luiz Prestes, os agroglifos são círculos que aparecem em plantações, criados por meio de achatamento. O que se sabe é que eles teriam relação com Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis). Já as explicações para a formação são muitas: desde a tentativa de comunicação até mapeamento do solo, de acordo com o especialista.
O astrofotógrafo, astrônomo e colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita conta que os círculos nas plantações começaram a surgir no final dos anos 1970, no Sul da Inglaterra.
Feitos por alienígenas?
Desde então, diversas teorias foram criadas para tentar explicar os símbolos misteriosos. Segundo o especialista, a mais comum nas comunidades foi a tese de que os desenhos teriam sido feitos por alienígenas.
Continua depois da publicidade
No entanto, o astrônomo refuta a ideia de que os agroglifos sejam feitos por seres extraterrestres, já que há registros na história de que dois homens enganaram várias pessoas fazendo esses desenhos pela Europa, nos anos 1980.
— Nosso desejo de contatar civilizações alienígenas nos deixa vulneráveis a acreditar nessas teorias inconsistentes. Cabe a nós estarmos sempre atentos para que não sejamos enganados por velhinhos brincalhões ou talvez por nós mesmos — conta Marcelo para o portal Olhar Digital.
Relembre os relatos de aparições e sinais de ETs em Santa Catarina
Silvino Souza, astrônomo do Observatório Nacional de Brusque, diz que os agroglifos provocam o imaginário das pessoas por serem desconhecidos, mas que não há nenhuma comprovação científica de que eles foram causados por alienígenas.
— Institutos de pesquisas pelo mundo já colheram amostras das plantações com os agroglifos, mas nenhuma detectou anomalias e radiações nas amostras que comprovassem que vieram de extraterrestres — conta o especialista.
Continua depois da publicidade
Souza conta que não se tem uma explicação sobre quem faz esses símbolos e o porquê, mas garante:
— A teoria de que esses desenhos vieram de outro mundo está descartada — finaliza.
Veja galeria de desenhos misteriosos em SC
Curiosidades
O ufologista Toni Inajar destaca algumas curiosidades sobre o agroglifo autêntico. Segundo ele, a primeira seria de que os desenhos agroglifos surgem muito rápido, em questão de segundos nas formações mais simples. Além disso, as plantas não são amassadas — e, sim, acamadas como se tivessem sido penteadas e as hastes apresentam curvaturas.
Ufologia: confira casos de destaque no Brasil
A segunda curiosidade é a presença de forte radiação eletromagnética dentro do desenho, segundo Inajar:
— Isso é algo que pode ser facilmente verificado, bastando baixar algum aplicativo de sensor de campo eletromagnético no celular.
Para Inajar, a maior evidência de que um agroglifo é autêntico seria a permanência desses desenho por até quatro anos, mesmo após a safra ter sido colhida.
Continua depois da publicidade
Grupo de Pesquisa Ufológica estuda relatos de óvnis em SC
Desenhos misteriosos surgem em plantação de trigo no Oeste de SC; assista ao vídeo
Leia também
Incêndio que destruiu casa e matou cachorro em SC pode ter sido criminoso, diz polícia
Corvette conversível de R$ 400 mil atola em praia de SC ao tentar tirar jet ski do mar