Uma tragédia recente no Brasil trouxe à tona o perigo do arsênio: uma família foi hospitalizada após consumir um bolo contaminado com a substância. O caso, que ganhou ampla repercussão, despertou preocupações sobre como esse elemento químico pode estar presente em nosso dia a dia.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser encontrado naturalmente no ambiente e em alguns alimentos, o elemento também é utilizado em produtos industriais e agrícolas, o que aumenta o risco de contaminação em níveis prejudiciais à saúde. Entenda o que é o arsênio, onde ele é encontrado e por que ele representa uma ameaça à saúde pública.

O que é o arsênio?

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

O arsênio é um elemento químico de ocorrência natural na crosta terrestre, classificado como semi-metal ou metalóide. Ele está presente em mais de 200 minerais, sendo a arsenopirita (FeAsS) o mais comum. Além disso, ele é liberado no ambiente por fontes naturais, como erupções vulcânicas e erosão de minerais.

Arsênio orgânico: onde é encontrado?

Os compostos orgânicos de arsênio são encontrados em organismos vivos, especialmente em frutos do mar, peixes e algas. Nesses alimentos, ele está presente principalmente como arsenobetaína e arsenocolina, que são relativamente não tóxicas e rapidamente excretadas pelo organismo humano.

Arsênio inorgânico: produtos e aplicações

Os compostos inorgânicos de arsênio são altamente tóxicos e amplamente utilizados na indústria e na agricultura. Historicamente, ele foi empregado na fabricação de inseticidas, herbicidas e fungicidas, como o arseniato de chumbo, usado em plantações. Atualmente, esses usos estão em declínio devido aos riscos à saúde e ao meio ambiente.

Continua depois da publicidade

O arsênio inorgânico também é usado na produção de cerâmica, vidro, pigmentos, semicondutores, ligas metálicas e na conservação de madeira e couro.

Riscos e impactos do arsênio inorgânico

A exposição ao arsênio inorgânico, por meio de alimentos ou água contaminados, é um problema de saúde pública. Áreas com atividades de mineração ou uso intensivo de pesticidas são especialmente vulneráveis. A exposição a altos níveis de arsênio inorgânico pode causar intoxicações agudas e crônicas, além de estar associada a diferentes tipos de câncer.

Por que o arsênio preocupa as autoridades de saúde?

Devido aos seus efeitos tóxicos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o arsênio como uma das 10 substâncias de maior preocupação para a saúde pública. Por isso, é fundamental compreender suas fontes e adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de exposição e proteger tanto a saúde humana quanto o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem são as vítimas que morreram após comerem bolo contaminado com arsênio no RS

As substâncias tóxicas e perigosas que estão dentro de casa

11 coisas que você aprende tarde demais na vida