Sim, o Guia MICHELIN, que avalia restaurantes, é produzido pela empresa de pneus — aquela com um simpático mascote cheio de “pneuzinhos”. A relação com a avaliação mais disputada e conceituada da gastronomia veio de uma estratégia para fortalecer o hábito de viajar de carro, em uma época que haviam só 3 mil carros em toda França.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Descubra receitas deliciosas no NSC Total

O que é o Guia MICHELIN

O guia foi criado em 1889, e no início traziam informações gratuitas e úteis para viajantes, como mapas, como trocar um pneu, onde abastecer o carro, e uma lista de locais para comer ou passar a noite. O que começou como um guia gratuito logo evoluiu, e hoje é uma das mais conceituadas distinções para restaurantes.

Continua depois da publicidade

O guia estabelece um sistema de notas, baseado em estrelas:

  • Uma Estrela MICHELIN: Uma cozinha de grande nível — Vale a pena parar
  • Duas Estrelas MICHELIN: Uma cozinha excepcional — Vale um desvio
  • Três Estrelas MICHELIN: Uma cozinha única — Justifica a viagem

Como surgiu

Para contar essa história, voltaremos à França em1889, mais precisamente na cidade de Clermont-Ferrand, região central do país. Os irmãos Andre e Edouard Michelin fundaram a empresa de pneus homônima. A visão deles era fomentar a indústria automobilística, e para isso decidiram criar um guia com informações úteis para motoristas, numa era onde os carros ainda eram pouco difundidos.

Por cerca de 20 anos, toda essa informação era gratuita, até que Andre Michelin viu, em uma loja, os guias sendo usados em uma bancada de trabalho. O guia foi relançado em 1920, e vendido a sete francos.

A primeira edição contou com uma lista de hotéis em Paris e restaurantes de acordo com categorias específicas. O guia foi crescendo, até que os irmãos resolveram recrutar uma equipe de clientes ocultos – hoje, inspetores de restaurantes – para visitar restaurantes anonimamente.

Continua depois da publicidade

O sistema de estrelas começou com apenas uma para os restaurantes de destaque. As três estrelas, como conhecemos hoje, só surgiram 1931, e os critérios só foram publicados em 1936.

Hoje, o guia avalia mais de 30 mil estabelecimentos em mais de 30 territórios em três continentes.

Leia também

Guia para escolher vinhos para jantar a dois