Um plano “ultrassecreto” sobre uma possível guerra contra a China foi revelado pelo jornal The New York Times nesta quinta-feira (20). O relatório, segundo o jornal, deve ser apresentado ao bilionário Elon Musk nesta sexta-feira (21), durante uma visita ao Pentágono. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O relatório contém segredos militares dos EUA para qualquer guerra que possa estourar com o país asiático, de acordo com duas autoridades que forneceram informações ao jornal americano na quinta-feira (20). O plano possui entre 20 e 30 slides, e fala sobre alvos chineses e possíveis respostas em caso de ameaças, segundo o The New York Times.

Outros detalhes sobre o plano não foram divulgados pelas fontes anônimas. Elon Musk está à frente do Departamento de Eficiência Governamental no governo de Donald Trump.

Em resposta, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Sean Parnell, disse que o Pentágono está “animado para receber Musk”, mas não citou o relatório.

Continua depois da publicidade

Reação de Trump

Na plataforma Truth Social, Donald Trump acusou o jornal de propagar “fake news” e chamou a jornalista Maggie Haberman, uma das autoras da notícia, de “golpista realmente idiota que constantemente escreve sobre mim para o Times, usando fontes anônimas, inventadas (inexistentes!), e com quem não falo há séculos” (tradução livre).

Trump finalizou a publicação dizendo que Elon Musk “não está sendo informado sobre nada sobre a China pelo Departamento de Guerra”.

Leia também

Senado aprova proposta que aumenta pena em casos de uso de IA na violência contra a mulher

Continua depois da publicidade

Eduardo Bolsonaro formaliza afastamento da Câmara por 122 dias; veja quem assume