Um vídeo repercutiu nas redes sociais neste fim de semana ao mostrar o corte de árvores nas praias da Saudade e Bacia da Vovó. As duas ficam lado a lado em Penha, têm o selo de Bandeira Azul e se tornaram queridinhas dos turistas nos últimos verões graças às águas cristalinas. As imagens das podas geraram reações na internet, pois as copas volumosas davam aos visitantes sombra à beira-mar.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura, a poda e a “supressão das árvores” foram executadas e pagas pela Associação de Amigos da Prainha da Saudade (Sapinhas), com aval do Instituto do Meio Ambiente de Penha. Um laudo da Defesa Civil mostrava que os sombreiros e jambolões ao longo da orla das duas praias necessitavam de um trabalho regenerativo para evitar acidentes, como queda de galhos em banhistas.

Os sombreiros, por exemplo, passaram por poda e foram deixados praticamente todos do mesmo tamanho. Já os jambolões foram completamente arrancados. Segundo a Sapinhas, eram árvores com mais de 50 anos que nunca tinham recebido nenhum tipo de cuidado e acabaram sendo tomadas por um parasita chamado de erva-de-passarinho, que cresceu entrelaçada aos galhos e os deixou secos.

Veja fotos do trabalho de poda na Bacia da Vovó e Saudade

O trabalho levou cerca de um mês e foi concluído no fim de semana. A prefeitura de Penha disse que fará uma limpeza mais profunda na areia, para deixar o local pronto para os banhistas.

Continua depois da publicidade

Nos espaços onde os oito jambolões foram retirados, a prefeitura deve fazer cercas para que a associação plante 330 mudas rasteiras para compor a restinga. Pitangueiras também devem ganhar espaço na Bacia da Vovó e na Praia da Saudade. Um mutirão será feito por voluntários para recuperar a orla das duas praias que receberam o selo de Bandeira Azul na última sexta-feira (31).

A certificação reconhece não apenas a qualidade da água, mas também o compromisso com a preservação ambiental. As bandeiras serão hasteadas no dia 15 de dezembro.