A areia de uma das praias que passa pelo maior alargamento do Brasil “engoliu” uma máquina da obra em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. O incidente aconteceu na manhã de segunda-feira (20) e nenhum trabalhador ficou ferido. De acordo com a Jan de Nul, empresa responsável pela execução das atividades, a condição extremamente úmida da areia foi o principal motivo que causou a situação e, por isso, exige cuidados.
Continua depois da publicidade
Nas imagens de um vídeo registrado na praia Pontal do Norte, na região do farol da Marinha, é possível observar a máquina atolada em uma área onde a areia está em “situação movediça”. De acordo com a empresa, isso ocorre porque a areia que está sendo levada até a orla da praia em grande quantidade é bastante úmida, criando bolsões e montes de areia.
Apesar do transtorno, não houve nenhuma intercorrência na obra, afirmou a equipe responsável ao NSC Total.
Veja fotos do local
Cuidados garantem segurança na orla da praia
A empresa responsável pela execução do alargamento reforça que a área onde as atividades são realizadas sempre estão sinalizadas. A circulação no local é autorizada somente para os funcionários que atuam no trabalho. Por isso, é importante que a população não avance para além das placas de aviso.
— É de suma importância que o pessoal respeite a nossa sinalização de segurança porque, de fato, é uma área quente, é uma área de risco, onde tem muitas máquinas transitando e também a zona de bombeamento, onde fica um tipo de uma areia muito mole e se a pessoa adentrar ali, ela vai afundar — reforça Vinícius Delfim, gerente de contratos da empresa responsável pela obra.
Continua depois da publicidade
Apenas depois que as máquinas deixam a areia lisa e condensada, ela seca e é liberada para os banhistas. Além da areia molhada, o espaço de obra tem muitos tubos e máquinas, o que exige atenção da população.
O alargamento das praias em Itapoá poderá avançar entre 60 e 70 metros por dia, em média, em extensão. A estimativa varia conforme a largura. A orla da praia será liberada aos poucos, de acordo com a conclusão dos trabalhos.
Vídeo mostra máquina atolada na areia
Sobre o maior alargamento de praia do Brasil
Em Itapoá, a praia Pontal do Norte já conta com avanço da faixa da areia na região do farol da Marinha. O início oficial do alargamento de praias em Itapoá, o chamado marco zero, foi na segunda-feira (20), mas o bombeamento da areia começou na quarta-feira passada, inicialmente em forma de testes.
Os sedimentos estão sendo trazidos da dragagem do canal externo da baía da Babitonga. As praias Princesa do Mar e Figueira do Pontal também serão alargadas. A obra na costa de Itapoá é a maior do País, em alargamento de praias.
Continua depois da publicidade
A praia inicial do alargamento vai receber 3,9 milhões de metros cúbicos de areia, com previsão de ficar com 40 metros de largura, em média. A Pontal do Norte enfrenta processo de erosão costeira: a ampliação da faixa de areia busca recuperar a linha costeira de 1979, conforme previsto na documentação da contratação da dragagem.
Nas imagens feitas pelo Porto de São Francisco do Sul, já é possível observar o avanço do alargamento no entorno do farol, um dos pontos turísticos de Itapoá. A ampliação da faixa vai avançar em ritmo entre 60 e 70 metros por dia, em média. O trabalho tem prazo de 13 meses para ficar pronto, com possibilidade de antecipação da conclusão.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Do alto: vídeo mostra por onde começou o maior alargamento de praias do Brasil, em SC
Em quantos metros o alargamento inédito de praias em SC poderá avançar por dia











