Os oito funcionários do pronto-socorro de Santa Cecília, que estavam internados após uma intoxicação causada pelo consumo de um refrigerante, receberam alta médica no último sábado (25). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme divulgado pelo g1 SC. 

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Secretaria, os servidores relataram que não lembram do ocorrido, e que às vezes têm lapso de memória. Uma das vítimas relatava muito sono e outra falava em tontura. Uma das vítimas já retornou ao trabalho. O órgão municipal informou que continua acompanhando a situação e monitorando o caso dos intoxicados. 

O que se sabe e o que falta saber sobre a intoxicação em Santa Cecília:

O que aconteceu?

Na última terça-feira (21), durante um café da tarde na unidade de saúde, servidores municipais de Santa Cecília consumiram um refrigerante e, cerca de uma hora depois, começaram a passar mal. 

Quantas pessoas beberam o refrigerante?

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 12 pessoas ingeriram a bebida. Oito precisaram ser hospitalizadas e receberam alta no sábado (25). Entre as vítimas estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, recepcionistas e colaboradores dos serviços gerais.

Continua depois da publicidade

Quem são os suspeitos e qual seria a motivação?

Uma mulher e seu sobrinho foram presos na última quinta-feira (23), suspeitos de envolvimento no caso. Eles não tiveram a identidade divulgada.  A Polícia Civil também ainda não informou qual seria a motivação por trás do ato. 

O homem é servidor do pronto-atendimento e estava afastado desde o início de outubro, após uma denúncia de importunação sexual contra funcionárias da unidade. 

A denúncia contra o servidor foi registrada em 8 de outubro na Delegacia de Polícia de Santa Cecília. A polícia não deu mais detalhes sobre este caso de importunação sexual.

Como o refrigerante chegou até as vítimas?

Segundo as investigações da Polícia Civil, a mulher, tia do servidor afastado, foi quem levou o refrigerante consumido pelas vítimas.

Continua depois da publicidade

As câmeras de segurança do pronto-atendimento registraram a chegada da mulher ao local. As imagens fazem parte da investigação e não foram divulgadas.

Foi colocada alguma substância no refrigerante?

A hipótese do que foi colocado no refrigerante está sendo investigada por meio de exames laboratoriais. O laudo técnico ainda não foi divulgado. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Cecília, um laudo do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) revelou que substâncias como heroína, metanfetamina e cocaína já foram descartadas em exames, ou seja, os resultados foram negativos para essas substâncias. 

Agora, estão em investigação outras substâncias que possam ter causado a intoxicação. Coletas de sangue e urina serão encaminhadas para análise em Santa Catarina e em São Paulo. 

Continua depois da publicidade

O caso continua sob apuração da Polícia Civil de Santa Cecília, que aguarda o resultado da perícia para esclarecer o que realmente provocou a intoxicação dos servidores.

*Com informações do repórter da NSC TV, Mateus Barreto.