A Polícia Civil de Santa Cecília, com apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Curitibanos, cumpriu, na tarde desta quinta-feira (23), mandados de busca, apreensão e prisão temporária em endereços ligados a suspeitos de envolvimento no caso de intoxicação que afetou servidores do pronto-socorro de Santa Cecília nesta semana.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Civil de Santa Cecília, todas as vítimas consumiram um refrigerante de dois litros deixado por uma das pessoas alvo dos mandados. Ainda segundo a investigação, a mulher suspeita seria tia de um servidor da unidade de saúde que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está afastado das funções por denúncias de importunação sexual contra funcionárias do órgão.
Ainda de acordo com a polícia, este caso de assédio foi registrado em boletim de ocorrência no dia 8 de outubro deste ano.
Todo o material ingerido pelos servidores, incluindo alimentos e bebidas, foi recolhido e encaminhado à Polícia Científica. O laudo técnico ainda está em fase de conclusão. A polícia não informou quantas pessoas ao todo foram presas nesta quinta-feira (23), durante os mandados de busca e apreensão.
Relembre o que aconteceu
Na terça-feira (21), dez servidores do pronto-socorro de Santa Cecília apresentaram sintomas como náuseas, vômitos, tontura, sonolência e dificuldade na fala, após consumirem alimentos no local de trabalho, durante um café da tarde. Nove deles precisaram ser hospitalizados.
Continua depois da publicidade
Entre os afetados estavam uma médica, uma enfermeira, quatro técnicos de enfermagem, uma recepcionista, uma farmacêutica e dois colaboradores dos serviços gerais.
Na ocasião, o secretário de Saúde de Santa Cecília, Eliezer Gomes, afirmou que todos os servidores intoxicados estavam fora de risco e que o caso estava sendo acompanhado pelas autoridades sanitárias e policiais.
— Tudo está sendo investigado e relatado pela vigilância. A Polícia Civil esteve aqui, coletou todos os materiais ingeridos e enviou para análise — declarou o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota sobre o episódio, informando que as pessoas intoxicadas estão bem e que a unidade de saúde está funcionando normalmente. Confira na íntegra:
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde manifesta-se sobre os fatos ocorridos no Pronto-Socorro no fim da tarde de 21 de outubro de 2025. Dez servidores passaram mal e apresentaram sintomas como náusea, tontura e desorientação, indicando possível intoxicação alimentar. Todos foram atendidos imediatamente, fizeram exames e foram medicados, com encaminhamento para internação no Hospital René Emílio Martinez Mujica e Hospital Hélio Anjos Ortiz. Informamos que todos estão bem e fora de risco. Pela Vigilância Sanitária do Município foi realizada a interdição da cozinha utilizada pelos servidores do Pronto-Socorro, local separado da área de atendimento público, onde os funcionários possuem liberdade para o consumo de seus próprios alimentos e bebidas. No dia 22 o local passou por desinfecção e foi reaberto. A Polícia Civil foi imediatamente acionada e tomou depoimentos, coletou amostras de alimentos e refrigerantes para perícia e teve acesso às imagens do sistema de videomonitoramento do prédio. Informamos, por fim, que todos os serviços da Secretaria Municipal de Saúde e do pronto-socorro estão funcionando normalmente, prezando pelo bem-estar da população de Santa Cecília.
