Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado nos Estados Unidos e morto em 2019, elogiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma troca de e-mails com Steve Bannon, ex-conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A troca de mensagens está em um documento divulgado na última sexta-feira (30) pelo Departamento de Justiça dos EUA. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

“Bolsonaro mudou o jogo. Nenhum refugiado quer entrar. Bruxelas não lhe diz o que fazer. Ele só precisa reativar a economia. MASSIVO”, diz uma mensagem enviada por Epstein em 8 de outubro de 2018. Na ocasião, Bolsonaro disputava a eleição presidencial com Fernando Haddad (PT).

O ex-estrategista de Trump também descreveu Bolsonaro como “líder”, “brilhante”, “sofisticado” e “muito parecido com Trump” em uma entrevista à BBC Brasil à época.

“Diga a ele que o meu candidato vai ganhar no primeiro turno”, respondeu Bannon, aparentemente se referindo ao Bolsonaro. “Bolsonaro é de verdade”, respondeu Epstein (a expressão usada foi “the real deal“, no original em inglês).

Durante as mensagens, eles também discutiram uma ida de Bannon ao Brasil para apoiar Bolsonaro durante as eleições de 2018. Epstein afirmou: “Se você está confiante na vitória [de Bolsonaro], pode ser bom para sua marca se você fosse visto lá”.

Continua depois da publicidade

Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro

Conselhos à família Bolsonaro

Outro trecho da conversa divulgada nos documentos do governo dos EUA, Epstein diz que não gostou de Bolsonaro ter chamado de “fake news” uma associação com Bannon. Naquela época, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, deu declarações à imprensa de que Bannon estaria à disposição da família.

De acordo com a Folha de S.Paulo, Eduardo chegou a participar, em novembro de 2018, de um jantar de aniversário de Bannon. Em resposta às declarações do filho e aos questionamentos da imprensa, Jair Bolsonaro disse que a parceria não existia.

“Tenho que manter essa coisa do Jair nos bastidores”, disse Bannon. “Meu poder vem do fato de não ter ninguém para me defender.” Bannon também afirmou que “ficou impressionado” com a dinâmica “jovem” da campanha de Bolsonaro. O ex-conselheiro de Trump disse que deu conselhos à família Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

— Minha preocupação número um foi que ele fosse assassinado. Eu nem perguntei ao filho, apenas disse diretamente: “Vocês precisam de segurança” — falou em entrevista à BCC Brasil em 2018.

Caso Epstein

O governo dos Estados Unidos divulgou mais de 13 mil arquivos provenientes de investigações sobre Jeffrey Epstein, o abusador condenado por crimes sexuais que morreu na prisão em 2019. O Departamento de Justiça comunicou que mais documentos serão divulgados.