As luzes no céu de Santa Catarina que intrigaram pilotos da Azul Linhas Aéreas enquanto sobrevoavam o Estado no último sábado (22) ainda deixam dúvidas entre especialistas. Não há respostas concretas para o acontecimento, e profissionais divergem nas possíveis causas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O caso foi registrado pela Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, por volta das 22h de sábado. O voo 4517 saiu de São Paulo em direção a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e quando passou pelo Estado, os profissionais relataram ter visto uma iluminação estranha no céu.

No áudio divulgado na internet, os profissionais comunicam que a luz “aparece e some várias vezes”. A iluminação, segundo os pilotos, vinha de uma aeronave que fazia um movimento de esfera no ar.

Segundo o astrônomo Diogo de Bastiani, a falta de imagens dificulta uma pesquisa efetiva. Apesar disso, no radar dos especialistas em Santa Catarina não foi registrado nada de anormal durante o fim de semana.

Continua depois da publicidade

— Descartamos qualquer possibilidade de evento atmosférico. Fenômeno astronômico também não é. Pelo relato não se enquadra em chuva de meteoros, que estamos passando por uma nestes dias. Discutimos a possibilidade de ter sido um satélite ou um foguete, mas fugiu das nossas explicações — explica.

SC tem chance de neve e frio histórico em pleno novembro, diz Epagri/Ciram

De acordo com Adolfo Stotz, também astrônomo em Santa Catarina e pesquisador na Universidade Federal do Estado (UFSC), a situação pode significar muitas coisas. Entre elas, inclusive, pessoas com lasers ou holofotes na atmosfera. 

— Há tantas possibilidades de luzes artificiais, pode ser meteoros, pequenos grãos de poeira cósmica que penetram na atmosfera e com isso se incendeiam. Ainda podem ser raios esféricos, ou fenômenos que acontecem em uma tempestade. As possibilidades são muitas — diz.

Conforme o diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, não houve nada anormal nas câmeras de monitoramento do órgão.

Continua depois da publicidade

— Acredito que esse caso ficará sem explicação mesmo, por falta de dados. Apenas depoimentos visuais são insuficientes para algo mais conclusivo — comenta.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que segue “os mais rigorosos protocolos de segurança” e que qualquer eventualidade é comunicada para o tráfego aéreo. Além disso, a empresa reforça que o assunto já foi encaminhado para as autoridades.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o “espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade”, no último sábado (22), e não houve registro de ocorrência aeronáutica em Santa Catarina. 

Veja o momento em que há a comunicação sobre as luzes:

Leia também

UFSC solicita informações à polícia sobre alunos presos por nazismo

Quem são os advogados presos em SC por suspeita de envolvimento com facção criminosa

Destaques do NSC Total