Imagens viralizaram nas redes sociais nos últimos dias sobre uma embarcação registrada em Itajaí, com o nome Arimar França Neto, encontrada à deriva em Fortaleza, no Ceará. O barco apresentava sinais de abandono: não havia tripulação a bordo, o nome no casco estava apagado e a porta da área de comando, danificada.

Continua depois da publicidade

O resgate foi feito por pescadores da região, que rebocaram a embarcação. De acordo com o site de navegação Marine Traffic, o último registro de atividade do pesqueiro ocorreu há dois meses e nove dias, quando navegava pela costa leste da América do Sul.

A Marinha do Brasil confirmou, por meio da Capitania dos Portos do Ceará, que a embarcação foi localizada a aproximadamente 18 quilômetros do distrito de Moitas, em Amontada (CE). A operação contou com apoio da comunidade pesqueira e o barco foi rebocado para a entrada do canal do Porto de Acaraú, em uma posição considerada segura.

Pet Friendly: cães e gatos poderão acompanhar tutores na Marejada 2025, em Itajaí

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a nota oficial, a embarcação foi apreendida e o proprietário notificado por infrações à Lei nº 9.537/1997 (LESTA) – Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – e seu regulamento, o Decreto nº 2.596/1998 (RLESTA).

Confira a nota na íntegra

A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, no dia 24 de setembro, de que a embarcação pesqueira “ARIMAR FRANÇA NETO” encontrava-se à deriva e não tripulada, a aproximadamente 18 quilômetros do distrito de Moitas, Amontada-CE.

De imediato, a MB empregou equipes e meios da Agência da Capitania dos Portos em Camocim-CE, que, com o apoio da comunidade pesqueira, localizaram, rebocaram e fundearam a embarcação “ARIMAR FRANÇA NETO” em posição abrigada e segura na entrada do canal do Porto de Acaraú-CE.

A MB informa, ainda, que a referida embarcação foi apreendida e o proprietário notificado por infrações à Lei nº 9.537/1997 (LESTA) – Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – e seu regulamento, o Decreto nº 2.596/1998 (RLESTA).

Continua depois da publicidade

Para a comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio na área de jurisdição do Ceará, são disponibilizados os telefones 185 e (85) 3133-5100, além do Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.

Leia mais

Evento que já recebeu Gloria Maria confirma Mônica Martelli em Balneário Camboriú

Risoto gigante de duas toneladas será servido durante festival em Porto Belo