O avião da Força Aérea dos Estados Unidos (EUA) que pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (19), transportava diplomatas norte-americanos. A informação foi confirmada ao g1 pela Polícia Federal (PF).
Continua depois da publicidade
A PF afirmou que fez o controle migratório na ocasião. Ainda, segundo a polícia, os diplomatas foram para o consulado de Porto Alegre.
Nesta terça-feira, a presença da aeronave chamou atenção, uma vez que não foi divulgada oficialmente a razão da escala no Brasil — apesar da autorização do Ministério da Defesa brasileiro. Ainda não se sabe qual era o destino da aeronave.

Conheça o avião e o trajeto feito por ele
A aeronave é um Boeing C-32B de matrícula 00-9001, modelo militar usado pela Força Aérea dos EUA. O avião pousou na capital gaúcha às 17h13min de terça, vinda de San Juan, em Porto Rico.
Continua depois da publicidade
Depois, decolou às 19h52min, pousando horas depois no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Até a última atualização da reportagem, o avião continuava lá.
Antes de chegar ao Brasil, o avião partiu, na segunda-feira (18), de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jersey (EUA), foi para Tampa, na Flórida, e depois seguiu para San Juan, em Porto Rico;
Foi a Fraport, que administra o Aeroporto de Porto Alegre, que confirmou o pouso e a partida para Guarulhos. Já a GRU Airport, concessionária de Guarulhos, confirmou ao g1 a chegada do avião e destacou que a operação ocorreu normalmente e com autorização do Ministério da Defesa.
O modelo de aeronave é uma versão militar do Boeing 757-200, configurada para transportar autoridades norte-americanas, como presidente, vice-presidente, líderes militares e membros do gabinete. A capacidade é para 45 passageiros e alcance de até 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento.
Continua depois da publicidade
O g1 também procurou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embaixada dos Estados Unidos, mas não recebeu retorno até a última atualização da matéria.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Reviravolta faz caso de empresário de SC suspeito de assassinar esposa avançar na Justiça
Bia Miranda e Gato Preto sofrem acidente e Porche fica destruído após “noitada” em SP
Ciclone extratropical provoca ventos de mais de 100 km/h na cidade mais fria do Brasil
Bebê de 8 meses vai parar na UTI em SC após exames revelarem fraturas e suspeita de agressão