Um vídeo de felinos nadando supostamente na Baía da Babitonga, que circula nas redes sociais, chamou a atenção de moradores da região Norte de Santa Catarina. Na gravação, pessoas que passavam pelo local chegam a brincar com a situação: “Quem disse que gatinho não gosta de água”, afirma um homem nas imagens.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Imagens mostram onças que estariam na Baía da Babitonga
As imagens mostram três felinos nadando no meio de um rio, enquanto pessoas se aproximam dos animais. Por alguns segundos, as pessoas tentam interagir, de longe, com os mamíferos, e narram as ações no vídeo. Além disso, os autores afirmam que estariam em um local chamado Palmital. Em SC, o Canal do Palmital é um braço da Baía da Babitonga, que se estende ao norte da Praia da Vigorelli, em Joinville, com a nascente em Garuva.
A reportagem do NSC Total conversou com o professor de biologia Sidnei Dornelles, da Universidade da Região de Joinville (Univille), para entender a veracidade das imagens. Segundo o especialista, os animais que aparecem no vídeo são onças-pardas, também conhecidas como pumas, da espécie Puma concolor.
Apesar de não confirmar que a gravação se passa na Baía da Babitonga, o professor não descarta a possibilidade pela área de vida dos felinos.
Continua depois da publicidade
— Esta espécie ocorre na região, com populações já documentadas em Itapoá, Garuva, campos de cima da Serra, Campo Alegre e Planalto. Não saberia dizer se o fato ocorreu aqui na Babitonga, mas não seria impossível, visto que são felinos que possuem uma área de vida de até 96 quilômetros quadrados ou mais — explica.
De acordo com Dornelles, as onças-pardas costumam ser solitárias. No entanto, quando em grupo, como aparecem nas imagens, pode se tratar de uma mãe com filhotes quase adultos.
— Os gatos da América do Sul nadam se precisar. Neste caso, acho que estavam atravessando para buscar outra área de forrageio (busca de alimento), explorando, ou se for a mãe, ensinando os filhos. Mas não tem como saber — afirma o professor.
Não há informações sobre a autoria dos vídeos.
Confira o vídeo das onças “passeando” no rio
Leia também
Pombo cozido? Aves são mortas a tiros em SC e homem alega que levaria para mãe cozinhar
Continua depois da publicidade
 
				 
                                     
                            
                            



