O setor de bares e restaurantes registrou baixas nos últimos meses, em Santa Catarina. Apenas em setembro, o Estado registrou a terceira maior queda no país, com 7,6%. No entanto, o setor prevê crescimento nos próximos meses, especialmente com a chegada do verão. Com isso em mente, a reportagem da NSC TV foi atrás de mais informações com empresários e especialistas.

Continua depois da publicidade

— O início do mês [outubro] começou já com uma queda nas vendas, um pouquinho pelo metanol e muito pela crise econômica e também pelas condições climáticas do Estado que foram bem difíceis. É uma queda considerável para um setor que vem já sendo desafiado há muito tempo — afirma a conselheira da Abrasel Taise Cioccari.

A chegada da temporada de verão tem animado o setor em razão do turismo. Uma pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC) indicou que mais de 80% dos empreendedores catarinenses esperam ter alta no faturamento durante o período. Pra maioria, o crescimento deve ser de até 10%

— A nossa alta temporada, costumamos dizer que é de março a setembro. Mas no final de ano, as duas últimas semanas de dezembro e as duas primeiras de janeiro, a gente considera que é um bom período também, porque no final do ano têm em questão das confraternizações, que as empresas acabam reunindo os colaboradores e vem almoçar aqui no restaurante, e no início do ano começa o período de recesso, né? Então tem muita gente de férias — relata a empresária Luana Bortolotto.

Luana adminstra um restaurante em Nova Veneza. Ela é uma das comerciantes que enfrentou dificuldades nos últimos meses. O cenário foi semelhante nos estabelecimentos próximos.

Continua depois da publicidade

— A gente entende assim: quando a queda é somente no nosso estabelecimento, o problema é nosso. Agora, quando é no nosso estabelecimento e dos nossos colegas, o problema é econômico — afirma Luana.

Apesar das dificuldades, a empolgação para a temporada de verão se espalhou para vários comerciantes do Estado. Esmeralda é sócia de uma lanchonete de Criciúma, mas decidiu abrir uma unidade em Balneário Rincão para aproveitar o movimento nas praias.

— Na época de verão, acaba aí tendo um fôlego financeiro para a gente poder arcar com os custos do ano inteiro. A gente sabe que no verão vai dar um boom, vai dar uma alta de 300% de faturamento a mais daquilo que nós já temos — prevê a empresária Esmeralda Saturnino Machado.

Chegada de novos profissionais em SC

Além de mais vendas, os empresários do setor esperam contratar mais profissionais também. Para a conselheira Taise, 39% dos bares e restaurantes têm expectativa de aumentar a equipe. Alguns estabelecimentos chegam a dobrar de equipe, segundo a integrante da Abrasel.

Continua depois da publicidade

— Sempre nesse período de final de ano, a gente acaba contratando pessoas para todos os setores do restaurante, tanto para o bar, atendimento e na cozinha também — relata Luana.

— Em torno de 15 pessoas a mais, a gente vai estar precisando para estar administrando lá na época da alta temporada — completa Esmeralda.

*Sob supervisão de Kássia Salles
**Com informações do repórter Eduardo Madeira, da NSC TV