Pensar em previdência privada tem sido uma pauta cada vez mais recorrente, entretanto, nem sempre foi assim. Surgindo de maneira pioneira e visionária, em 2005 foi criado o OABPrev-SC, a partir do sonho da advocacia em se organizar para garantir uma aposentadoria mais similar ao padrão de vida da categoria, que até então estava desprotegida e sujeita aos limites da Previdência Social.

Continua depois da publicidade

> Qual é o papel do administrador em uma organização?

Desde 1995, ainda no formato de proteção social como Instituto Assistencial dos Advogados de Santa Catarina (Iasasc), os advogados catarinenses possuem o melhor sistema de previdência complementar do país, sendo considerado referência em ações e gestão ao longo dos anos. Esse sistema foi o primeiro fundo a ser criado no Brasil, tanto no seu formato inicial como Instituto, quanto posteriormente, quando tornou-se a primeira Entidade de Previdência Complementar da advocacia, em 2005.

— A iniciativa dos catarinenses alçou voos mais altos e germinou em outros Estados, compartilhada por toda uma classe que partilhou o objetivo de ingressar no sistema para dar um passo rumo à segurança pessoal e familiar — destaca o Diretor Presidente do OABPrev-SC, Márcio Sachet.

Atualmente com 8.4 mil participantes e 101 assistidos no Estado, o OABPrev-SC visa conquistar 12 mil adesões até 2023. Para isso, estimula a adesão dos novos inscritos na advocacia.

Continua depois da publicidade

Gestão dos recursos

O OABPrev-SC é um plano de aposentadoria moderno, seguro e rentável, em que cada participante é o proprietário de todos os valores aportados. Com recursos geridos pela Vinci, Somma e Mongeral, a carteira de R$ 212 milhões rendeu 4,25% em 2020, em um momento afetado pela pandemia, que influenciou resultados econômicos.

Nos últimos 12 meses a rentabilidade do plano foi de 10,25% e a gestão está concentrada em renda fixa, porém composições em renda variável e multimercados. A entidade fez as primeiras aplicações em fundos de investimento no exterior e essa alocação foi a mais rentável do ano, com um ganho acumulado de 14,51%, segundo a administração.

A gestão dos recursos, assim como toda governança da instituição é auditada periodicamente pela PREVIC, Conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos, auditorias externas e controladoria de riscos, além do acompanhamento do próprio participante através do Portal da Transparência e da área restrita no site, que garante a participação direta no controle dos seus recursos previdenciários.

E o futuro?

De acordo com o Diretor Presidente do OABPrev-SC, a crescente evolução no número de participantes e do patrimônio é reflexo direto da credibilidade da entidade e também dos resultados alcançados.

Continua depois da publicidade

— Ao mesmo tempo, esse retorno amplia a responsabilidade perante o desafio de prosseguir na construção de um fundo de pensão forte e que traduza os anseios de cada participante por um futuro tranquilo — afirma Sachet.

> Cidades inteligentes são tendência mundial; saiba como funciona o conceito que já chegou em SC

O OABPrev-SC fundamenta a sua atuação a partir de duas premissas: o crescimento e a realização, e trabalha por um fundo de previdência cada vez mais forte e mais seguro, símbolo do futuro da advocacia.

Entidades instituidoras

As entidades instituidoras do OABPrev-SC são a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC, entidade máxima de representação dos advogados no estado, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina e o Sicoob Advocacia.

Acompanhe o especial DC 35 anos

Leia também

Construções verdes: Conheça a nova tendência para empreendimentos sustentáveis

Continua depois da publicidade

Entenda o que são conglomerados e como a união de marcas diminui riscos dos negócios

Destaques do NSC Total