O presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado nesta quarta-feira (14) com obstrução intestinal após ser internado em Brasília. Durante a tarde, ele foi transferido para São Paulo, onde passará por exames e avaliação sobre uma possível cirurgia de urgência.

Continua depois da publicidade

> Bolsonaro será transferido para São Paulo e passará por novos exames

> ​Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Especialistas explicam que o diagnóstico pode ter a ver com estresse, já que o intestino tem o próprio sistema nervoso. De acordo com o gastroenterelogista Alexandre Sakano, em entrevista ao G1, apesar das causas diferentes, o caso de Bolsonaro é parecido com o do Papa Francisco, que aconteceu recentemente.

– O que aconteceu é que o Papa teve uma inflamação do intestino, e ele teve que tirar uma parte do órgão (…) A cirurgia é muito similar das duas, porque sempre que tira um pedaço do intestino é mais ou menos igual – afirma. 

Continua depois da publicidade

O procedimento cirúrgico é raro nesses casos e acontece através de uma sonda que entra pelo nariz e vai até o abdômen. 

> Bolsonaro é internado para exames após sentir dores abdominais

– Isso é para descomprimir o líquido, é para tirar o líquido, é o primeiro tratamento que se faz. É jejum e essa sonda. Uma cirurgia de emergência em princípio só se faz rapidamente se tiver algum comprometimento de circulação do intestino por causa das aderências – explica o médico Marcelo Borba, coordenador Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital Sírio-Libanês

Com informações do G1, entenda mais sobre o diagnóstico de Bolsonaro.

Sobre obstrução intestinal:

De acordo com Maíra Marzinotto, gastroentereologista, obstrução intestinal é um bloqueio da passagem das fezes pelo intestino. 

> Bolsonaro diz que fez simpatia para tentar parar soluço de 11 dias; veja vídeo

Sintomas

Os sintomas envolvem cólica, vômitos, prisão de ventre e estufamento do abdômen.

Continua depois da publicidade

Como previnir 

Os hábitos de vida provocam até 95% dos casos de prisão de ventre. Por esse motivo, é importante tomar cuidados com a alimentação e praticar exercícios físicos. 

Procedimento

A evacuação é normal nesses casos e ocorre a cada três dias. Passado esse período, as fezes vão se solidificando, por conta da absorção de água no intestino grosso. 

Leia também

Bolsonaro diz que não vai responder carta da cúpula da CPI: “Caguei”

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Bolsonaro acusa Lula de estar contra “movimento de liberdade” em Cuba

Jovem encontrado morto 15h após acidente de carro em SC pode ter sido assassinado, diz polícia