O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu o diagnóstico de câncer de próstata com metástase óssea, já em estágio avançado, em uma fase mais grave da doença. Porém, em entrevista à CARAS, o oncologista Elge Werneck revelou que o câncer poderia ter sido tratado antes se não fosse por uma falha.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O médico disse que, assim como Joe Biden, muitos homens esperam sentir sintomas para, só então, buscar ajuda. Com o ex-presidente, problemas urinários e a detecção de um nódulo foram os principais motivos que o levaram a um médico, mas esse tipo de sintoma já indicava que a doença estava avançada.

Segundo Werneck, esse é “o principal erro da população geral”. Sem sintomas, esse tipo de câncer tem mais de 95% de chances de cura e, para detectá-lo, exames simples como o toque retal e o exame de PSA — uma coleta de sangue que mede os níveis de Antígeno Prostático Específico — podem ser realizados.

O problema, segundo o médico, é que muitos homens demoram para buscar esse tipo de exame por “uma questão cultural”.

Continua depois da publicidade

— O homem não permite ser examinado, ser tocado, e acredita que por ser o alicerce familiar, está imune a problemas de saúde — explica.

Novembro Azul: Câncer de próstata soma 1,7 mil pacientes e é o mais comum em SC

Jovens estão fazendo mais exames

Conforme explica o médico, a geração atual vem buscando mais cuidados clínicos, entendendo a importância dos exames para evitar problemas futuros.

— Vale lembrar que um exame clínico, que dura 6 segundos, associado à dosagem do PSA no sangue, tem mais de 80% de sensibilidade no diagnóstico do câncer de próstata. Isso, sim, salva vidas — ressalta.

Diagnóstico tardio dificulta tratamento

Werneck também explica que, como Biden, aos 82 anos, já está com metástase, o tratamento pode causar diversos efeitos colaterais e, em alguns casos, “as melhores opções terapêuticas nem serão oferecidas, visto os riscos de toxicidade”.

Continua depois da publicidade

— De qualquer forma, há sempre opções disponíveis para todos os pacientes, devendo ser observadas questões de tolerância e segurança — diz.

“Câncer afeta a todos”

Joe Biden chegou a fazer uma declaração no X (ex-twitter) sobre o diagnóstico, e disse que o “câncer afeta a todos”.

“O câncer afeta a todos. Como muitos de vocês, Jill [sua esposa] e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigada por nos ajudar com amor e apoio”, disse o ex-presidente.

Leia também

Entenda o tipo de câncer de Joe Biden e sua relação com metástase nos ossos

Joe Biden deseja sucesso a Trump e fala de ameaças à democracia nos EUA