Uma nova onda de calor deve fazer as temperaturas chegarem até 40°C em pelo menos oito estados brasileiros. A onda de calor acontece quando os termômetros ficam cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os estados mais atingidos, onde as temperaturas devem se aproximar dos 40°C são: Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia. No restante do país, as temperaturas devem subir ao longo da semana, mas não tanto quanto naqueles estados.

Com a chegada do verão, a Terra fica mais exposta ao Sol e com uma temporada de poucas chuvas há menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica:

— A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis.

Continua depois da publicidade

Chuva no Sul

A onda de calor não deve atingir a região Sul, mas haverá uma alta nas temperaturas seguindo a tendência do restante do país. Apesar disso, a chuva vai persistir, mas com menos intensidade do que a vista nas últimas semanas. Segundo a Epagri/Ciram, as chuvas serão intensas, mas por um curto período de tempo, sem ficar vários dias chovendo como foi observado nos meses anteriores.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

FOTOS: Supervulcão capaz de mudar o clima do planeta preocupa especialistas

Temperatura global bate recorde de calor e atinge 2°C acima da era pré-industrial

Destaques do NSC Total