O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para cinco estados por causa de uma onda de calor, que deve aumentar as temperaturas até sexta-feira (10). As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Até agora, o alerta vale para as regiões de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, o Estado não será afetado pelas altas temperaturas. 

No entanto,  existe a possibilidade da onda de calor continuar e ganhar força a partir de sábado (11).  Caso isso aconteça, pode fazer com que o calor se espalhe por mais estados brasileiros, com temperaturas ainda mais altas, informou o Instituto. 

Reviravolta no tempo traz “mix” de calor, chuva e temporais a SC nesta quinta-feira

Continua depois da publicidade

Segundo o Inmet, as temperaturas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ficar até 5ºC acima da média por dois a três dias consecutivos. Em cidades do Centro-Oeste, as máximas devem ultrapassar os 42ºC. 

Inmet emite alerta para nova onda intensa de calor durante os próximos dias
Até agora, o alerta vale para as regiões de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás (Foto: Inmet, Divulgação)

Entretanto, de acordo com o MetSul,  a onda será incomum e uma das mais intensas da história, com temperaturas de 45ºC ou mais no Centro-Oeste, interior de São Paulo e regiões de Minas Gerais. Além disso, o site informa que o calor deve durar entre 10 e 14 dias e pode quebrar recordes de temperaturas.

Confira a previsão para Santa Catarina

Em Santa Catarina voltará a ter chuva a partir desta quinta-feira (9), com possibilidade de temporais isolados, mas o calor deve permanecer no Estado, não tão intenso quanto nos outros estados. Conforme a previsão do tempo da Defesa Civil, a passagem de uma frente fria combinada com sistemas de baixa pressão e com o fluxo de calor e umidade da região amazônica provocará pancadas de chuva e temporais esparsos em todas as regiões do Estado.

Os volumes podem ser elevados especialmente no Vale do Itajaí e Planalto Norte, além de Extremo-Oeste e Oeste.

Continua depois da publicidade

As temperaturas seguirão elevadas ao longo desta quinta, oscilando de 19ºC a 27ºC na Grande Florianópolis. O vento deve soprar com rajadas de até 65 km/h. Também se mantém a sensação de ar abafado, sobretudo no interior catarinense. 

Confira as temperaturas para esta quinta, segundo a Epagri/Ciram

  • Extremo Oeste: 17,7°C – 22,6°C
  • Oeste: 16,6°C – 23,6°C
  • Meio-Oeste: 15,6°C – 26,3°C
  • Planalto Sul: 14,6°C – 27,5°C
  • Litoral Sul: 14,4°C – 29°C
  • Vale do Itajaí: 16,8°C – 32,8°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 15,5°C – 29,3°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 16,9°C – 30,4°C
  • Planalto Norte: 16,3°C – 30,5°C
  • Litoral Norte: 17,6°C – 33,4°C.

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

El Niño: 2023 deve ser o ano mais quente da história, mas 2024 pode superar a marca

Sob influência do El Niño, novembro terá chuva acima da média e episódios de frio em SC

Destaques do NSC Total