Transformar 30 toneladas de lixo em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas e até mobiliários urbanos é a ideia da organização não governamental (ONG) Eco Local Brasil, que faz a ação entre esta terça (6) e sexta-feira (8), em praias de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A ONG coletou resíduos nas praias do Ervino e Praia Grande, incluindo em áreas pouco habitadas e de difícil acesso, onde se acumulam muitos resíduos proveniente do movimento das marés e do descarte irregular nos rio.
Fotos da coleta de lixo em praias de SC
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira, o grupo faz um mutirão de encerramento, discutindo com a comunidade local por meio de diversas ações de conscientização. Além disso, todo o lixo recolhido será exposto na praia e depois enviado para triagem.
— É um trabalho árduo, mas essencial para a preservação do nosso litoral e dos oceanos. Queremos mostrar à sociedade a dimensão do problema do lixo marinho e incentivar que todos façam a sua parte — afirma Filipe Oliveira, coordenador das atividades da ONG Eco Local Brasil.
Além de São Francisco do Sul, a expedição vai passar em outras praias da região, como a do Sumidouro, Barra do Sul, Araquari e Barra Velha.
Leia também
Gabi Portilho, destaque da Seleção Brasileira nas Olimpíadas, jogou em times de SC
Processo seletivo tem vagas com salário de até R$ 18,7 mil para trabalhar em praia de SC
Empresa de SC investe bilhões e será primeira a fabricar revestimento metálico na América Latina