O Tribunal Eleitoral de Santa Catarina apresentou os planos para começar a organizar o processo eleitoral de 2024, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras. Nesta quinta-feira, foi anunciado que a Justiça Eleitoral vai percorrer os locais de SC que não possuem cartório em busca de regularização e cadastramento de novos eleitores. O programa se chama Justiça Eleitoral em Movimento.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A ideia consiste em levar equipes da Justiça Eleitoral ofertando serviços de colégio eleitoral para locais que não possuem um ou que a população tenha dificuldades de locomoção, realizando o cadastro desse eleitor com a coleta de biometria e emissão de o título antes do prazo limite de 150 dias antes da eleição, no dia 8 de maio de 2024.

Para secretária da Corregedoria Regional do TRE/SC, Renata Fávere, a meta é chegar aos locais mais distantes do Estado e ser mais inclusivo:

— Hoje temos somente 99 cartórios e quase 300 municípios no estado. Então estamos trabalhando para levar esse atendimento aos municípios mais carentes e distantes, de modo que o eleitor possa com antecedência e tranquilidade regularizar sua situação eleitoral.

Continua depois da publicidade

Essa também é uma medida para evitar fila nos cartórios eleitorais, que costumam ficar cheios com a chegada do prazo limite de regularização. Uma preocupação que aumentou para o TRE/SC, já que Santa Catarina foi o 2º estado do Brasil com maior crescimento populacional segundo o Censo de 2022.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O presidente do TRE de SC, Alexandre d’Ivanenko, reforça que o eleitor estava ficando um pouco de lado do processo eleitoral e na sua visão ele é o protagonista do pleito.

— Bairros com Ingleses, em Florianópolis, tem população quase maior do que muitas cidades. Logo, é preciso a presença da Justiça Eleitoral em locais como esse.

O prazo para que todos os eleitores que querem participar do pleito estarem com a situação regularizada é 8 de maio de 2024. A eleição acontece em 6 de outubro em todo o país. Estima-se que em SC, 22 mil pessoas que farão pedido de registro de candidatura e serão necessários 66 mil voluntários para auxiliar na eleição.

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

Casa desaba durante temporal e mulher perde tudo em Joinville: “Não sei onde vou dormir”

FOTOS: Chuvas deixam Rio Negrinho em situação de emergência e moradores esvaziam casas

VÍDEO: Chuva coloca Jaraguá do Sul em alerta máximo com ruas alagadas e moradores ilhados

Destaques do NSC Total