A chuva intensa provocou diversos pontos de alagamentos em Joinville, no Norte catarinense, na tarde e noite desta segunda-feira (29). O trânsito foi totalmente afetado, principalmente na região central da cidade, mas começou a fluir a partir das 20h10min. De acordo com a Prefeitura de Joinville, a água já começou a baixar em toda a cidade.
Continua depois da publicidade
A plataforma de tráfego Waze mostra que a Avenida Juscelino Kubitschek e as ruas Ministro Calógeras, Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Itajaí são algumas das mais afetadas, ainda com pontos de alagamentos e bloqueios.
Veja como está o trânsito em Joinville
Os terminais de transporte coletivo do Itaum e do Centro ficaram com a operação suspensa temporariamente, mas voltaram a operar por volta das 20h. Alguns ônibus, que precisavam passar pela Avenida Juscelino Kubitscheck, chegaram a formar “fila” para aguardar a liberação da via.
O Natal de Joinville, que tem diversas atrações na área central, segue com a programação suspensa na noite desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Alerta Laranja
A cidade elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja devido à chuva intensa. Em apenas duas horas, choveu 72 milímetros — a maior parte, 46 milímetros, em meia hora. O alerta para enxurradas segue até quarta-feira (31).
De acordo com a Prefeitura de Joinville, o fenômeno acontece devido à atuação de uma baixa pressão, causada pela soma de calor e umidade, que favorece a formação de temporais.
Por isso, o risco é considerado muito alto para alagamentos e enxurradas e, em locais com chuva persistente, para deslizamentos.
A Defesa Civil recomenda não atravessar áreas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Se houver vento forte, busque um local abrigado e longe de árvores, postes e objetos que podem ser arremessados. Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Continua depois da publicidade














