Onze municípios catarinenses podem integrar a primeira Rota Turística do Tiro do país. A criação desse roteiro é a pauta de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Um dos objetivos, segundo a proposta, é incentivar a prática e atrair atiradores, colecionadores e caçadores ao Estado.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme a proposta, a “Rota” inclui Joinville, passando por Araquari, Jaraguá do Sul, Pomerode, Timbó, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Balneário Camboriú, São José e finalizando em Florianópolis. Contudo, mais cidades podem fazer parte do roteiro.
O projeto seria votado na semana passada, mas o presidente da Comissão de Turismo, Ivan Naatz, solicitou uma audiência pública para discutir o tema. A medida já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. A discussão ocorreu na terça-feira (12).
Participaram representantes de clubes de tiros, caçadores e atiradores, membros de sociedades culturais e políticos. O texto foi apresentado em outubro do ano passado pelo deputado Sargento Lima (PL).
Continua depois da publicidade
Segundo o parlamentar, muitos municípios de Santa Catarina têm deficiência de atrações turísticas. O projeto espera suprir essa ausência em locais onde existe ligação com a prática do tiro.
— A principal demanda desse projeto é a inclusão. Somos um Estado em que são compradas de 25 a 30 armas por dia e que tem uma tradição na prática que vem da descendência ítalo-germânica — disse.
O número de venda de armas cresceu mais de 300% em 2021 em comparação a 2018. Naquele ano, uma média de oito armas foram registradas diariamente no primeiro semestre – um total de 1.489 registros. Já em 2021, 35 registros foram contabilizados por dia entre janeiro e junho.
Durante a audiência foi reivindicado que o projeto passasse a incluir convênios entre entidades ligadas ao esporte e ao turismo com o setor público. Segundo a assessoria do deputado Lima, o texto será modificado para atender essa demanda.
Continua depois da publicidade
Uma nova audiência pública para discutir o projeto deve ocorrer em Blumenau nos próximos dias.
Projeto quer dar visibilidade a eventos de tiros
A proposta prevê também visibilidade aos eventos de tiro que acontecem em Santa Catarina e o fortalecimento de escolas e clubes voltados a essa prática.
O Estado sedia eventos como a festa dos atiradores (Schützenfest) em Jaraguá do Sul, a Shot Fair Brasil, maior evento de negócios do setor no país, realizada em Joinville; o Congresso de Operações Especiais (COP Internacional), em Florianópolis; e a Texas Expo Tiro, em Balneário Camboriú.
Se o projeto for aprovodo, cada um dos municípios integrantes receberá uma placa de trânsito indicando que ele faz parte da rota.
Leia também
Disputa por única vaga de SC no Senado já tem pré-candidatos; veja quem são
Continua depois da publicidade
Prefeito de Sangão é afastado por suspeita de fraude em licitações e desvio de dinheiro público
TCU decide que houve ilegalidade no pagamento de diárias milionárias a procuradores da Lava-Jato