A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas, com ferramentas que automatizam processos, contribuem com a gestão e estimulam a inovação. Se por um lado, o futuro da tecnologia aponta para a comunicação entre máquinas (M2M), vislumbrando o intenso uso da inteligência artificial, por outro, a habilidade de sentir, ter empatia e se colocar no lugar do outro tem sido intensamente valorizada como um ponto de equilíbrio nas relações humanas.

Continua depois da publicidade

> Confira o ranking completo das empresas catarinenses que receberam o selo Great Place To Work 2021

Essa premissa é cada vez mais enfatizada e adotada no ambiente de trabalho, principalmente pelas empresas de tecnologia, como a Unifique, que investe no avanço tecnológico e, simultaneamente, no respeito e reconhecimento pelas competências e individualidades pessoais.

A Unifique, operadora de telecomunicação com sede em Timbó/SC, acredita na busca de equilíbrio entre os dois conceitos. A empresa é referência em telefonia fixa, internet, data center e TV por assinatura. Com projetos que vão desde o acolhimento psicológico à valorização da individualidade dos colaboradores, a empresa conquistou um destaque importante: a 10ª posição no ranking das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, na categoria grandes empresas (com mais de mil funcionários) pela consultoria Great Place To Work (GPTW).

O selo GPTW é obtido a partir de um rigoroso programa de certificação, que reconhece as ações adotadas pelas empresas para valorizar pessoas e criar um ótimo ambiente de trabalho, e quem avalia são os próprios colaboradores. Neste ano, a Unifique conquistou a nota 88, o que a credenciou para concorrer entre as melhores empresas do país no setor de tecnologia da informação e na categoria de empresas de grande porte entre todos os segmentos de atividades do Estado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo institucional da Unifique para conhecer mais sobre a empresa:

— Quando aderimos a uma metodologia reconhecida e validada, como a da GPTW, estamos nos comparando às empresas com melhores práticas no mundo do trabalho. Esse processo nos faz evoluir e trazer o que há de melhor para os colaboradores da Unifique — avalia a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da empresa, Cátia C. Calliari.

Além da participação no GPTW, a Unifique investe em pesquisas de satisfação interna para ouvir os colaboradores. Elas acontecem a cada três meses e, a partir dos resultados, são aplicados novos planos de ação para fortalecer as lideranças e a própria empresa.

Olhar atento às necessidades de cada colaborador

Hoje, a Unifique mantém cerca de 1.600 colaboradores nos três estados do Sul (SC, RS e PR). Cada um deles é beneficiado por ações que visam a proximidade, mesmo no cenário em que muitas pessoas ainda estão em home office. Um exemplo são as comemorações internas. Para fortalecer o sentimento de pertencimento, a empresa adaptou essas ocasiões e passou a enviar brindes comemorativos às casas de cada profissional.

Também preocupada com a saúde mental dos colaboradores, a área de DHO criou um canal de acolhimento psicológico totalmente gratuito. Qualquer profissional pode aderir às conversas, que são feitas individualmente, de forma presencial ou por videochamada.

Continua depois da publicidade

Atitudes como esta refletem os valores da empresa baseados no comprometimento com as pessoas; relacionamento transparente e honesto; conhecimento aplicado e compartilhado. Ao longo dos seus 24 anos de atividades, os princípios da empresa norteiam o jeito de ser Unifique em todas as suas relações com clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.

— Mesmo em uma empresa tecnológica como a nossa, as histórias e vivências de cada colaborador são valorizadas e contribuem para a promoção de um relacionamento humano e saudável entre todos os colaboradores. A empresa cuida e respeita as individualidades. Proporciona diversos canais de escuta para que o colaborador possa compartilhar ideias, opiniões e sentimentos — detalha Cátia.

Incentivo à inovação é “uma boa ideia”

Unifique melhores empresas para se trabalhar
Para promover a cultura de inovação, Unifique valoriza ideias e promove evento online (Foto: Divulgação | Unifique)

Para fortalecer essa cultura, a empresa promove ainda o INOVADAY, evento onlineque aborda temas de inovação. O encontro acontece na última segunda-feira do mês e já está na décima edição.

Crescimento e oportunidades

Com o mercado de trabalho em constante evolução, a retenção de profissionais envolve ações motivacionais, como proporcionar o desenvolvimento, capacitação e reconhecimento das pessoas que fazem parte da operação das empresas. A Unifique, apesar do constante crescimento e aumento do quadro de funcionários, investe em recrutamento interno, priorizando os colaboradores para preencher novas vagas.

Continua depois da publicidade

Um outro exemplo de valorização profissional é o Plano de Desenvolvimento Individual adotado pela empresa em 2021, para orientar e guiar os talentos da Unifique. Neste ano, mais de cem colaboradores foram contemplados com uma consultoria sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Em 2022, a operadora vai continuar investindo no PDI, incentivando mais profissionais a aprimorarem suas carreiras.

Conheça mais ações da Unifique através do site da empresa.

Confira mais conteúdos especiais sobre a GPTW 2021.

Leia também:

Ambiente profissional saudável impulsiona resultados de empresa farmacêutica catarinense

Empresa de Blumenau é destaque na produção de cristais

GR Comunicação completa 30 anos entregando grandes resultados

Destaques do NSC Total