nsc
    dc

    Artigo

    Opinião: "Construindo pontes entre os EUA e SC", diz cônsul dos EUA para SC e RS

    Em artigo publicado com exclusividade pelo NSC Total, dirigente diz que trabalha junto à lideranças para promover o comércio e os investimentos dos EUA em Santa Catarina

    30/08/2020 - 07h00

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Cônsul Geral dos EUA para SC e RS
    Shane Christensen, Cônsul Geral dos EUA para SC e RS.
    (Foto: )

    Cheguei de Washington, D.C. ao sul do Brasil mês passado e mal posso esperar para conhecer Santa Catarina. Devido à pandemia da Covid-19, preciso esperar para concretizar tal vontade. Como tantos de vocês, estou trabalhando de casa, realizando reuniões e fazendo contatos importantes em um mundo virtual. Neste período, minha prioridade é aprender sobre o que de fato importa aos catarinenses e pensar em áreas de cooperação para que, com o recuo da pandemia, estejamos a postos para inaugurar uma era de crescentes parcerias. 

    Conversei com lideranças estaduais e compartilhamos objetivos mútuos de apoio à inovação e à energia que movem Santa Catarina. Tive um diálogo muito produtivo com a Federação das Indústrias (Fiesc) sobre como promover o comércio e os investimentos dos EUA em Santa Catarina. Acho que o crescente dinamismo econômico será nossa saída da atual crise, em ambos nossos paises.

    > Novo Consul de Israel visita a segurança pública de SC

    Os Estados Unidos e Santa Catarina têm uma parceria antiga, enraizada em valores comuns: compromissos com a expansão do crescimento e da prosperidade econômica, a promoção da paz e da democracia, e a segurança de nossas nações. Tudo isso se reflete em nosso relacionamento com o Estado, que abriga as operações brasileiras de algumas das mais famosas marcas dos EUA (Whirlpool e GM, por exemplo). O poço dessa cooperação econômica é profundo, e os Estados Unidos foram o segundo maior destino das exportações catarinenses em 2019, respondendo por 14,95% e movimentando US$ 1,32 bilhão. 

    A Câmara de Comércio Americana (AmCham) tem um escritório regional em Joinville e promove a gestão empresarial, boas práticas corporativas e atração de investimentos. A AmCham Joinville é uma voz influente na AmCham Brasil, a maior Câmara Americana do mundo.

    Assim como as praias de renome mundial, minhas esperanças para uma maior cooperação entre os Estados Unidos e os catarinenses são grandes, arrojadas e bonitas. Queremos aprofundar nossa colaboração na promoção comercial, aumentar o trabalho em projetos de infraestrutura e ampliar exponencialmente a colaboração empresarial em inovação e tecnologia. Há espaço para crescermos o engajamento na agricultura, bem como a cooperação na área de segurança pública e na luta contra o crime transnacional.

    > "Litoral catarinense tem tudo para atrair o turista, mas há concorrência", diz cônsul argentino

    Questões que preocupam os catarinenses também preocupam os Estados Unidos. Mais de 9 mil cidadãos norte-americanos consideram Santa Catarina seu lar. É uma pequena, mas importante fatia dos cerca de 260 mil cidadãos americanos residentes no Brasil, que trabalham, estudam e constroem pontes entre nossas duas nações.

    Assim como as pontes que ligam a incomparável ilha de Florianópolis ao continente, tais pontes figurativas entre os Estados Unidos e o Brasil criam conexões e mantêm o fluxo de ideias, energia e amizade capaz de nos impulsionar para um futuro mais brilhante – juntos.

    Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas