Oppenheimer, filme que chega aos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (20) e que retrata a história de Robert Oppenheimer, físico considerado o “pai da bomba atômica”, estreou com uma média de 96% de aprovação no portal de críticas Rotten Tomatoes. O novo longa do conceituado diretor Christopher Nolan é um dos lançamentos mais aguardados do ano e tem quase três horas de duração.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Baseado no livro biográfico “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, vencedor do Prêmio Pulitzer, o filme é ambientado na Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer era físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, cuja missão era projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. O pesquisador tinha uma vida tranquila, até entrar para a história por um papel que ele mais tarde considerou uma maldição, e que o levou até a ser perseguido politicamente.

— Agora eu me tornei a morte, o destruidor de mundos — declarou o físico à época.

Continua depois da publicidade

7 grandes lançamentos do cinema em julho

Estrelado por Cillian Murphy, Oppenheimer teve um orçamento de U$ 180 milhões e conta com um elenco de bastante peso. Nomes como Matt Damon, Robert Downey Jr., Emily Blunt, Rami Malek, Florence Pugh, entre muitos outros astros de Hollywood, dão vida aos personagens do filme.

No Rotten Tomatoes, o longa já teve a avaliação de 75 críticos profissionais, que exaltam a “direção impecável de Nolan”, além de elogiarem a performance de todo o elenco, especialmente a atuação de Cillian Murphy.

Fim do mundo está mais próximo; entenda o motivo

Barbie, outra estreia aguardado pelo grande público, também se destacou com 90% de aprovação.

Os físicos Albert Einstein e Robert Oppenheimer reunidos (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Saiba tudo sobre o filme da Barbie, que chega aos cinemas nesta quinta-feira

Cinema IMAX

Apenas 30 cinemas do mundo vão poder rodar o longa em suas filmagens originais – rolos de filme 70mm e IMAX, tecnologia canadense que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição.

Continua depois da publicidade

Nenhuma dessas salas ficam no Brasil, mas o país exibirá versões IMAX mais “modestas” do filme.

Assista ao trailer

*Com supervisão de Éder Kurz.

Leia também

Palhaços fazem espetáculo só para maiores em SC

Guitarrista de Gal Costa por 19 anos, Luiz Meira apresenta sucessos da cantora em SC

Destaques do NSC Total