Muitas pessoas já notaram que, de repente ou gradualmente, suas orelhas começam a ficar vermelhas e até quentes. Esse sinal físico é muito mais comum do que parece, e as razões por trás dele podem surpreender você.
Continua depois da publicidade
Entre as explicações mais frequentes para essa vermelhidão estão fatores fisiológicos e emocionais. O corpo humano possui uma vasta rede de vasos sanguíneos, inclusive nas orelhas, e variações na circulação podem ser uma das principais causas.
Embora existam muitas crenças populares que tentam explicar essa situação, a ciência oferece apontamentos muito mais precisos e baseados em evidências para desvendar esse fenômeno curioso do corpo humano.
O real motivo das orelhas vermelhas
Quando ocorre um aumento do fluxo sanguíneo, os vasos da região da orelha se dilatam, fazendo com que ela fique mais avermelhada e, em alguns casos, quente ao toque. Essas mudanças podem acontecer por diversas razões, como variações de temperatura ou a prática de exercícios físicos.
Continua depois da publicidade
A mudança de temperatura é um dos principais gatilhos. Ao sair de um ambiente muito frio para um mais quente, por exemplo, a vermelhidão pode se intensificar. O mesmo pode ocorrer em locais excessivamente aquecidos, onde o corpo tenta regular a temperatura.
Falando em frio, você sabe que no inverno as dores aumentam também. Veja o que fazer para evitar desconfortos no frio nesse link.
Se houver contato da região com metais, especialmente os presentes em joias e bijuterias, podem surgir reações alérgicas. Nesses casos, além da vermelhidão, a pessoa pode sentir coceira e desconforto, indicando uma irritação na pele.
Continua depois da publicidade
Emoções podem causar a vermelhidão?
Existe uma forte conexão entre o estado emocional e o físico. Algumas emoções, como vergonha, nervosismo, raiva ou ansiedade, podem estimular a liberação de adrenalina, hormônio que, por sua vez, provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.
Essa condição é conhecida como rubor emocional e pode afetar não apenas o rosto, mas também as orelhas. Entre as crenças populares, a mais comum é a de que, caso alguém esteja falando de você, suas orelhas ficam vermelhas, uma explicação divertida para o fenômeno.
Quando procurar ajuda médica?
Na maioria das vezes, a vermelhidão nas orelhas não indica nada grave e costuma desaparecer rapidamente, sem a necessidade de intervenção. Trata-se de uma resposta normal do corpo a estímulos externos ou internos, que se resolve em pouco tempo.
Continua depois da publicidade
No entanto, caso o sintoma persista por um longo período ou venha acompanhado de dor, inchaço ou coceira intensa, o ideal é procurar um médico. Esses sinais podem indicar uma condição subjacente que precisa de diagnóstico e tratamento profissional.
E já que estamos falando em circulação, esse cardiologista revelou os 5 alimentos que são inimigos do seu coração.
