Somente três estados do Brasil não estão sob nenhum alerta meteorológico nesta sexta-feira (30), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Todos os outros 23 estados brasileiros e o Distrito Federal estão em alerta para chuvas intensas ou temporais, incluindo Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Os estados que não possuem nenhuma região em alerta são o Sergipe, Alagoas e o Espírito Santo. Para este sábado (31), no entanto, o Espírito Santo entra na rota das chuvas intensas, com perigo potencial. O mesmo alerta deve atingir 19 estados brasileiros.

Os alertas mais severos estão ativos no Sul e Sudeste do Brasil, com a formação de um sistema de baixa pressão que, ao se deslocar para o mar, deve dar origem a um ciclone extratropical. Os alertas indicam temporais com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou volumes que podem chegar a 50 e 100 milímetros por dia.

Os ventos também devem ser intensos, com velocidades que podem chegar a 100 km/h. Há risco, também, de queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Quais são as recomendações do Inmet

Continua depois da publicidade

Ciclone deve atingir estados do Sudeste

Além de influenciar o tempo em Santa Catarina, o ciclone também deve ter impacto em estados do Sudeste brasileiro, com chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. Já no litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.

Também há chance de queda de granizo na maioria do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.