Um novo ciclone extratropical já tem data para começar a influenciar o tempo em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno deve se formar entre sexta-feira (30) e sábado (31), longe da costa. Apesar de se formar no oceano, o sistema ainda contribui para que o tempo continue instável em Santa Catarina durante fim de semana.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil, o ciclone será originado de uma área de baixa pressão no continente, que deve avançar gradualmente para o oceano, se deslocando entre o Sul e o Sudeste do Brasil. O sistema, em conjunto com o calor intenso e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera, mantém todas as regiões do Estado em alerta para temporais. A chuva deve iniciar já nesta quinta-feira (28), podendo ser intensa e acompanhada de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
As regiões com maior impacto previsto são o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, de acordo com a Defesa Civil. Em outras áreas do território catarinense, os temporais acontecem de forma mais isolada.
Com a chuva, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Já para queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica, o risco é moderado.
Acompanhe a chegada do ciclone
Continua depois da publicidade
Ciclone deve atingir estados do Sudeste
Além de influenciar o tempo em Santa Catarina, o ciclone também deve ter impacto em estados do Sudeste brasileiro, com chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. Já no litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.
Também há chance de queda de granizo na maioria do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.






