As vendas de carros elétricos avançam em 2024. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) registrou até outubro o emplacamento de 51.830 unidades, o que representa uma evolução de 30% sobre o mesmo período de 2023.

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O aumento do interesse tem a ver com a maior oferta de produtos e a preços competitivos. A Volvo, por exemplo, que só contava com elétricos a partir de R$ 350 mil, iniciou em meados do ano a venda do EX30, a partir de R$ 230 mil. Audi, Mini, Chevrolet, Peugeot, Zeekr e Hyundai lançaram mais recentemente modelos 100% elétricos, com tecnologias avançadas e de maior autonomia.

Mas os modelos mais vendidos mesmo são os mais acessíveis, voltados a consumidores que rodam muito ou apenas querem ter uma nova experiência de mobilidade, sustentável e silenciosa. Os carros elétricos não só são mais ecológicos, por não emitirem CO2 na atmosfera, como não emitem barulho e são, em geral, bem equipados e tecnológicos.

No seu comportamento dinâmico, o torque imediato torna a condução confortável e até divertida, porque o motorista conta com um carro ágil em qualquer situação.

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A seguir vamos indicar os cinco melhores carros elétricos disponíveis no Brasil até R$ 200 mil, lembrando que é fundamental que antes da compra o consumidor considere o tipo de utilização do veículo e a forma como vai recarregar a bateria.

É preciso avaliar a autonomia conforme o uso (não são os carros mais indicados para viajar longas distâncias) e ter locais próximos e seguros de onde mora ou trabalha para recarga para não correr risco de ficar sem bateria. Veja abaixo os carros e suas especificações:

Renault Kwid E-Tech

Lançado em 2022, o subcompacto importado da China é um bom produto, embora a Renault tenha cometido alguns deslizes em sua estratégia: começou custando R$ 150 mil, foi reduzindo conforme a vinda de concorrentes e chegou aos atuais R$ 99.990, prejudicando o seu próprio mercado de seminovos.

Esse preço deve valer até o lançamento de uma nova geração, esperado para chegar em meados de 2025. Com bateria de 26,8 kWh, rende 65 cavalos de potência e 11,5 kgfm de torque. Sua autonomia é de 298 quilômetros na cidade ou 265 quilômetros em uso Misto (cidade-estrada). É um típico city car, com apenas 4 lugares.

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BYD Dolphin Mini

O modelo de entrada da BYD chegou com opção de 4 lugares e depois trouxe o de 5 lugares. É um carro pequeno e também com uma proposta mais urbana. Ágil, tem motor elétrico que rende 75 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque alimentado pela bateria de 38 kWh, que garante autonomia de 280 quilômetros.

Exceto pela suspensão traseira que bate seca em pisos irregulares, o Dolphin Mini é um carro confortável, bem-acabado e completo. Custa R$ 115.880 (4 lugares) e R$ 119.800 (5 lugares).

BYD Dolphin

O carro que expandiu o mercado de elétricos no Brasil traz uma proposta interessante: motor de 95 cavalos de potência e 18,4 kgfm de torque, é ágil e esperto, podendo chegar a 160 km/h de velocidade máxima, o que o torna viável para rodar em estradas. Sua bateria de 44 kWh leva o compacto a 291 quilômetros de autonomia.

Com bom espaço no banco traseiro, torna-se um carro para famílias e é bem completo: traz multimídia de 12,8”, bancos de revestimento premium e câmera com visão em 360°, entre outros itens. Atualmente custa R$ 159.800 e é um dos elétricos mais vendidos.

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GWM Ora 03 Skin

Visual arrojado com rodas de 18”, bom motor de 171 cavalos de potência e 25,2 kgfm de torque, que lhe dá desempenho de sobra para rodar em cidade e estrada, autonomia de 232 quilômetros com a bateria de 48 kWh, ótimo nível de conforto, estabilidade e acabamento, além de um bom pacote de itens de segurança e tecnologias, como o sistema multimídia com tela de 10,25”, fazem do Ora 03 um dos melhores elétricos do mercado.

Importante lembrar que ele tem espaço limitado no banco traseiro (2,65 metros de entreeixos) e o porta-malas é pequeno: 228 litros. Na versão Skin custa R$ 150 mil: mais em conta que o Dolphin e superior em desempenho.

BYD Yuan Pro

Lançado recentemente, é uma opção mais acessível do Yuan Plus, de interior mais simples, mas ainda funcional. Trata-se do SUV elétrico mais acessível do mercado, que custa R$ 182.800. Possui bateria de 45 kWh o que pelo Inmetro alcança 250 quilômetros de autonomia. O motor elétrico rende 177 cavalos de potência e 29,5 kgfm de torque números que permitem que ele chegue a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Torque imediato, funções de regeneração alta e normal e condução mais esportiva estão disponíveis.

É um SUV bem equilibrado, de um tamanho muito adequado para rodar na cidade e com um acerto de suspensão confortável. O interior surpreende pelo bom acabamento, com revestimentos na cor gelo e materiais bem encaixados, de boa qualidade, macios ao toque.

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Traz bancos com revestimento premium com ajustes elétricos, câmera 360 graus, chave presencial, abertura do carro por NFC e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Atrás acomoda bem três passageiros, o que pode ter sacrificado o porta-malas que é pequeno, apenas 265 litros. Mas pelo conjunto da obra, torna-se uma das melhores opções do mercado nessa faixa de preço.

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