Estamos na estação mais quente do ano e, além do aumento natural das temperaturas, fatores geográficos e a própria ação humana na Terra contribuem para que tenhamos picos de calor extremo, como o vivenciado por algumas regiões brasileiras nas últimas semanas de 2025. As temperaturas elevadas podem causar danos materiais em alguns bens, e, entre eles, estão os carros.

Continua depois da publicidade

São diversos componentes e sistemas do carro que podem ser prejudicados pelo calor extremo. As altas temperaturas podem causar o superaquecimento do motor – o que pode levar a falhas mecânicas graves -, degradação de fluidos de freio, óleo e do líquido de arrefecimento, desgaste prematuro dos pneus, entre outros.

O interior dos carros também pode ser bastante afetado sob altas temperaturas. O painel, estofamento e revestimentos podem ressecar, rachar e descolar, além de desbotarem, perdendo a cor e o brilho e prejudicando a parte estética. As borrachas de isolamento e de vedação presentes nas janelas e vidros também podem ser prejudicadas.

Por todos esses motivos, é necessário ter uma série de cuidados com o carro em épocas de calor extremo, especialmente com as peças e sistemas fundamentais para o bom funcionamento e para a segurança dos usuários.

Os cuidados com o carro durante o calor extremo

Pode parecer repetitivo, mas a manutenção preventiva é a melhor estratégia para evitar qualquer tipo de dano no veículo. Manter as revisões em dia e realizar vistorias periódicas é algo que deve estar na agenda de todos os motoristas. Em época de calor extremo, é preciso ter atenção redobrada nos sistemas críticos, como o arrefecimento, e na proteção do carro contra a exposição direta ao Sol.

Continua depois da publicidade

Cheque o nível dos fluidos

Verificar regularmente o nível do líquido de arrefecimento e ter sempre ao alcance a reposição, caso necessário, é a primeira coisa que deve ser feita nesse período. Esse fluido ajuda a controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e o desgaste de peças fundamentais para a segurança e bom funcionamento do carro.

Da mesma forma, é recomendado manter o óleo do motor sempre dentro dos níveis recomendados, pois a lubrificação adequada é crucial para evitar o desgaste excessivo das peças em altas temperaturas.

Mantenha os pneus calibrados

Em época de calor extremo, os pneus são ainda mais exigidos, pois enfrentam as altas temperaturas da atmosfera, do próprio veículo e também do solo. Essa exposição causa algumas reações que exigem do motorista uma atenção redobrada à calibragem.

Com isso, é preciso aumentar a frequência da calibragem dos pneus. O calor extremo aumenta a pressão e, se não estiver calibrado adequadamente, os pneus podem se desgastar ou até mesmo estourar em movimento, o que pode causar acidentes.

Continua depois da publicidade

Ar condicionado

A parte interna do veículo também merece atenção, e por isso mesmo que deve ser feita uma revisão e, caso necessário, ajustes e manutenção no sistema de ar condicionado. Mais do que manter a temperatura interna do veículo reduzida, ele gera conforto e protege a saúde do motorista e passageiros.

O ar condicionado naturalmente trabalha de maneira mais intensa nos dias quentes, o que exige mais força do motor. Manter esse sistema em boas condições diminui esse esforço e gera, inclusive, economia de combustível.

Diminua a exposição do veículo ao Sol

A estratégia mais eficiente para evitar danos no carro em períodos de calor extremo é, sem dúvidas, manter o veículo longe da exposição direta ao Sol pelo maior tempo possível. Estacionar em locais com sombra ou cobertos ou, em caso de não utilização, deixar na garagem, é o indicado.

Caso seja inevitável deixar o carro no Sol por longos períodos, o recomendado é utilizar acessórios bloqueadores, como os para-sóis, tanto no para-brisa quanto nos vidros laterais. Películas de proteção, dentro dos limites permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também ajudam a evitar prejuízos.

Continua depois da publicidade

Cuidados com a limpeza do carro também podem ajudar nessa missão. A aplicação frequente de produtos como cera automotiva ajuda a proteger a pintura e a bateria do veículo. Há, ainda, alguns produtos que podem ser aplicados no interior do carro, no painel e nos bancos, que também reduzem o impacto do calor e dos raios solares.

Direção consciente também diminui danos

Além dos cuidados com os componentes, sistemas e com o interior do veículo, há um outro fator crucial que pode ajudar a reduzir os danos que o calor extremo causa nos carros: a condução. Uma direção consciente e o uso adequado do automóvel sempre são atitudes recomendadas.

Em dias muito quentes, não é aconselhável sobrecarregar o motor com acelerações bruscas ou até mesmo reboques e cargas pesadas. Controlar o peso no interior do carro, especialmente no porta-malas, também é algo que deve ser adotado.