O formato clássico do morango é conhecido por todos. Só de ver a frutinha vermelha com folhinhas verdes muita gente já fica com água na boca. Entretanto, existe uma fruta azul muito parecida e que confunde muitas pessoas. Mas afinal, é mesmo um morango azul? Isso existe? Se não for, o que ela é, então? Você terá todas essas dúvidas sanadas nessa matéria. Confira!

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Existem morangos azuis?

De forma geral, na natureza não existem morangos azuis. Entretanto, podemos encontrar morangos nessa cor que foram geneticamente modificados. Aliás, segundo o site da ONG Banco de Alimentos, não existe nenhuma fruta verdadeiramente azul na natureza. Apenas em laboratório ou em editores de imagem é possível fazer com que isso se torne realidade.

Isso porque a pigmentação azul se degrada muito mais rápido que as outras cores. De acordo com o engenheiro de alimentos Marcelo Alexandre Prado, em entrevista para a revista Superinteressante, o azul não cumpre a função do pigmento de uma fruta, que é protegê-la de fenômenos como o excesso de luz solar, oxigênio e acidez. 

Por conta disso, evolutivamente falando, as frutas azuis não tiveram uma reprodução muito grande, e acabaram perecendo com o passar do tempo. Desse modo, nem mirtilos e framboesas azuis são realmente dessa cor. Na verdade, representam cores que lembram muito o azul aos nossos olhos, porém não são.

Continua depois da publicidade

Frutas “azuis” na natureza

Mas se não existe fruta azul, o que explica as frutas tão parecidas com essa cor? Veja alguns exemplos, e a explicação para cada uma ter a aparência que tem.

Mirtilo (blueberry)

Oriundo da América do Norte, e muito conhecido nos Estados Unidos, o mirtilo contraria o próprio nome em inglês. Também conhecida como blueberry, a fruta na verdade tem um tom de roxo. De acordo com o site Science Samhita, o que traz essa cor é um componente chamado antocianina, que deixa um tom bem escuro. Aliás, é ele que faz o mirtilo ser um bom auxiliar contra inflamações e envelhecimento.

Framboesa azul 

Bastante popular em bebidas e sorvetes dos Estados Unidos, as framboesas azuis são muito comuns e originárias da região oeste americana.

Porém, o site americano especializado Delish aponta qur assim como o mirtilo, essas frutas não são azuis, mas têm um tom de roxo bastante escuro. 

Continua depois da publicidade

Milho roxo

Muito comum no México e também no Peru, o milho roxo pode se aproximar de um azul escuro dependendo do tom do pigmento. De acordo com a Universidade de Michigan State, nos Estados Unidos, essa coloração é atingida pela antocianina presente na superfície da espiga, e que não atinge as folhas do milharal. Aliás, muitas vezes esse milho é utilizado para fazer as tortillas, prato típico mexicano.

Leia também

Bolo de creme de avelã sem farinha com apenas 2 ingredientes e muito sabor

O que acontece com o corpo na alimentação sem carboidratos

Destaques do NSC Total