Pelo menos seis estados do Brasil estão em alerta laranja de perigo para tempestades a partir desta terça-feira (18), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, que envolve chuva volumosa e ventos intensos, segue em vigor até as 10h desta quarta-feira (19).
Continua depois da publicidade
Na rota das tempestades, estão parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, e parte de Goiás e Bahia. Nestes estados, há chance de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros em apenas um dia.
Além disso, a previsão indica ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. O Inmet alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Veja as regiões atingidas de cada estado em alerta
- São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba Paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba Paulista;
- Rio de Janeiro: todo o estado;
- Espírito Santo: todo o estado;
- Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Vale do Mucuri;
- Bahia: Sul Baiano;
- Goiás: Sul Goiano.
Quais as recomendações do Inmet?
Continua depois da publicidade






