Ostras combinadas com caldo de frutas vermelhas, molho de maracujá e molho de limão-siciliano são as apostas do Restaurante Caravela, em Jurerê, no Norte de Florianópolis, para ganhar o Comida di Buteco 2025. O bar participa pela segunda vez do concurso gastronômico e tem como inspiração a comida típica do manezinho para vencer.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O petisco, que leva o nome de Trilogia Tropical, é feito com seis ostras ao bafo, acompanhadas com os molhos agridoces e defumadas com canela e alecrim. De acordo com o chef Gustavo Henrique de Souza, responsável pela criação da iguaria, o prato é uma homenagem aos moradores da Praia do Forte, onde o boteco está localizado.
— Eu me inspirei no pessoal do Forte que tem a criação de ostra. Tem tanto tempo que ninguém inventou um prato assim, com ostra, diferente. Criei na minha cabeça uma coisa diferente, um agridoce, e combinou perfeitamente — fala.
Bar na praia mais badalada de Florianópolis
O Restaurante Caravela foi criado em 2015 quando o dono, João Pedro de Souza da Silva, foi demitido do antigo emprego. Na ocasião, o local vendia caldo de cana e aos poucos evoluiu para um bar de petiscos como é conhecido atualmente.
Continua depois da publicidade
O bar da Praia do Forte participou do Comida di Buteco pela primeira vez em 2019, quando ficou em quinto lugar na competição. A expectativa de João Pedro para este ano é chegar no topo:
— Sabemos que nem todas as pessoas comem a ostra, mas a gente quis escolher porque 95% da produção do Brasil inteiro de ostra é feita em Santa Catarina. Eu sou manezinho nascido e criado aqui [Praia do Forte] então eu queria mostrar para o pessoal que a gente tem o nosso produto e que esse produto pode ser campeão, não só a coxinha ou só um camarão específico.
Veja as fotos
Ficha técnica do restaurante
- Quando entrou no concurso: 2019
- Quantas vezes ganhou: nenhuma
- Nome do prato de 2025: Trilogia Tropical
- Descrição do prato: Ostras com combinação de três molhos: caldo de frutas vermelhas, molho de maracujá e molho de limão-siciliano, servidas com leve defumação
- Endereço: Servidão José Cardoso de Oliveira, 380 – Jurerê
Continua depois da publicidade
O que é Comida di Buteco
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Pratos que participam do concurso neste ano
Leia mais
Comida di Buteco: estabelecimentos de Florianópolis oferecem petiscos a R$ 35
Bar em ponto tradicional de Florianópolis aposta em “clássico” para vencer Comida di Buteco
O segredo do restaurante de Florianópolis mais premiado no Comida di Buteco
































