nsc
dc

Superação

Paciente transferida para o ES retorna a SC após cura da Covid-19

Ivanir Terezinha de Almeida, 70 anos, recebeu alta no sábado (1º) e voltou para Chapecó no mesmo dia

03/05/2021 - 10h19

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Ivanir chegou a Chapecó no sábado (1º) após quase dois meses no Espírito Santo
Ivanir chegou a Chapecó no sábado (1º) após quase dois meses no Espírito Santo
(Foto: )

A última paciente de Santa Catarina que estava internada no Espírito Santo para o tratamento da Covid-19 teve alta na sexta-feira (30). No dia seguinte, 1º de maio, Ivanir Terezinha de Almeida, 70 anos, retornou a Chapecó após passar quase dois meses longe de casa.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Ivanir foi a terceira paciente de SC levada ao estado capixaba. A transferência aconteceu no dia 6 de março. A idosa estava internada no Hospital Regional do Oeste, Chapecó, desde o dia 28 de fevereiro. A ida ao Espírito Santo aconteceu num momento em que o município enfrentava lotação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A filha, Elizangela Almeida, foi até o Espírito Santo acompanhar a mãe no retorno. Ela partiu na madrugada de sábado e as duas chegaram no Oeste no início da tarde. No aeroporto, uma faixa recepcionou a idosa com os dizeres: “Bem-vinda guerreira! Te amamos muito”. 

> Morre primeiro paciente de SC com Covid-19 transferido ao Espírito Santo

— Toda a família foi buscá-la [no aeroporto de Chapecó]. Netos, filhos, irmãos, amigos. Muitas pessoas foram até lá receber ela — contou Elizangela.

Cinco pacientes de SC foram transferidos para continuar o tratamento contra a Covid-19 no Espírito Santo. Contudo, apenas Ivanir sobreviveu a doença.

O acordo entre os dois estados era de transferir até 16 pacientes, mas a operação foi suspensa após uma alta na ocupação de UTIs no estado capixaba.

Leia mais:

Túmulo é depredado e ladrão furta crânio de atleta em cemitério do Alto Vale

Novo decreto em SC: entenda o que está proibido e liberado até 17 de maio

Baleia dá show na Ilha do Campeche, em Florianópolis

Colunistas