nsc
dc

Caos na Saúde

Transferências de pacientes com Covid de SC para o Espírito Santo correm risco de suspensão

Governo do ES havia cedido 15 leitos para pacientes de SC, mas alta na ocupação local pode suspender as reservas

08/03/2021 - 18h25 - Atualizada em: 08/03/2021 - 19h17

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Avião Arcanjo 02 do Corpo de Bombeiros de SC
Avião Arcanjo 02 do Corpo de Bombeiros de SC já levou 4 pacientes para o ES
(Foto: )

A transferência de pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para o Espírito Santo está perto de ser suspensa. Com a alta na taxa de ocupação das UTIs no estado do Sudeste, o governo local não recebe mais pacientes de outras regiões. Segundo a Secretaria de Saúde do ES, o acordo feito com o governo catarinense já previa esse risco.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

> Corpo de catarinense que morreu com Covid-19 no Espírito Santo será levado a Chapecó

Até esta segunda-feira (8), quatro pacientes de SC haviam sido transferidos para o ES em busca de leitos de UTI. O acordo foi feito na semana passada, como forma de reduzir a fila de espera por vagas de tratamento intensivo em SC durante o colapso no sistema de saúde que atinge todas as regiões.

Inicialmente, 15 leitos de UTI haviam sido reservados para SC no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, na região metropolitana da capital Vitória. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do ES, a oferta de leitos para outras regiões estava condicionada a uma taxa de ocupação abaixo de 80% no Estado. Conforme a atualização do governo capixaba nesta segunda, o índice está em 79%.

Com isso, o governo do Espírito Santo já recusou a transferência de pacientes do Amazonas e de Rondônia. Até atingir 80%, ainda receberá catarinenses no leitos que estavam reservados, mas a expectativa é que o limite se esgote nesta terça-feira (9), quando o governo de Santa Catarina espera enviar mais dois pacientes de avião.

- O estado do Espírito Santo está tendo um aumento na demanda de pacientes por leitos de UTI e é possível que nós tenhamos a interrupção dessa missão antes de conseguirmos completar, por uma necessidade da população capixaba - disse o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Diogo Losso, à NSC TV.

> Morre primeiro paciente de SC com Covid-19 transferido ao Espírito Santo

Em nota enviada à reportagem do Diário Catarinense, a Secretaria de Estado da Saúde de SC afirmou que acompanha a situação do ES e "segue ampliando a estrutura estadual para garantir o pleno atendimento ao cidadão".

Até então, o Espírito Santo era um dos poucos estados brasileiros em condições de receber pacientes com Covid-19 de outros estados. Conforme o governo capixaba, ao menos 80 pessoas de outros estados foram transferidas para leitos de UTI cedidos nos últimos meses. 

Leia também

"Daqui a pouco vai faltar cova nos cemitérios", diz prefeito de Lages ao defender restrições

SC busca ampliar oxigênio para hospitais estaduais diante da superlotação da Covid-19

Joinville limita horário do comércio e determina toque de recolher em novo decreto

Colunistas