nsc
dc

Coronavírus

SC inicia transferência de pacientes com Covid-19 para o Espírito Santo

Uma aeronave partiu de Florianópolis para Chapecó nesta manhã. Previsão é que dois pacientes sejam transferidos ainda nesta quarta

03/03/2021 - 07h29 - Atualizada em: 03/03/2021 - 09h33

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Aeronave do Corpo de Bombeiros Militar fará transporte de pacientes com Covid-19
Aeronave Arcanjo-2 do Corpo de Bombeiros Militar fará transporte de pacientes com Covid-19
(Foto: )

Santa Catarina começou na manhã desta quarta-feira (3) a operação de transferência dos pacientes com Covid-19 para um hospital do Espírito Santo. A primeira aeronave partiu de Florianópolis por volta das 8h30 e e chegou às 9h45 em Chapecó, no Oeste catarinense. A previsão é que o primeiro doente chegue no estado capixaba no período da tarde.

O transporte será feito de forma individual. A logística se dá em razão da gravidade do estado de saúde dos pacientes. Podem ser transferidos até 16 doentes para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, localizado na região metropolitana da capital Vitória.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Serão usados na viagem o Arcanjo 2 do Batalhão de Operações de Aéreas (BOA) e uma aeronave de uma empresa terceirizada. Segundo o superintendente de Urgência e Emergência da secretaria, Diogo Losso, o objetivo é atender prioritariamente a região Oeste, com a transferência de pessoas que estão nos hospitais Regional do Oeste, em Chapecó, Regional São Paulo, em Xanxerê, e Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Todas essas unidades já registraram mortes de pessoas que aguardavam por um leito.

> Opinião: Lockdown em SC é necessário e urgente

– É uma operação extremamente complexa e talvez a gente possa encontrar dificuldade de conseguir encontrar pacientes em condições de serem transferidos. Mas a ideia é que a gente aproveite, sim, todas essas 16 vagas e possa dar um alívio à necessidade do Extremo Oeste. Nos próximos dias está prevista a ativação de novos leitos na região, e, em se confirmando, pode não haver a necessidade de transporte aéreo – disse em entrevista à CBN Diário.

Aeronave dos bombeiros será usada na transferência dos pacientes para o Espírito Santo
Aeronave dos bombeiros será usada na transferência dos pacientes para o Espírito Santo
(Foto: )
Primeiro paciente chega ao Aeroporto de Chapecó
Arcanjo chega ao aeroporto de Chapecó
(Foto: )
O paciente que será transferido é um homem de 34 anos
O paciente que será transferido é um homem de 34 anos
(Foto: )

Santa Catarina enfrenta um cenário crítico em relação à pandemia do novo coronavírus. Até terça-feira (2), 251 pessoas aguardavam para serem transferidas. Pelo menos 35 pacientes morreram nessa espera. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pessoas com Covid-19 adulto era de 99,95% às 22h07 de terça.

> Santa Catarina vai receber mais 91 mil doses da Coronavac nesta quarta-feira

SC tem 251 pacientes aguardando leitos de UTI

A situação da pandemia se agravou em Santa Catarina, principalmente a partir de fevereiro, e há falta de leitos de UTI. Até a noite de terça (2), 251 pessoas aguardavam para serem transferidas. Pelo menos 35 pacientes morreram nessa espera.

No Espírito Santo, a ocupação de leitos de UTI é de 72,77%, de acordo com dados divulgados na terça-feira pelo governo estadual. Em janeiro, o estado recebeu 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus, sendo que seis amazonenses morreram durante o tratamento.

*Com informações do G1 SC

Leia mais:

Vacinação de profissionais de academias contra Covid-19 causa polêmica em cidades de SC

Santa Catarina tem mais 87 mortes por coronavírus e 5,8 mil novos casos confirmados

Secretários Estaduais de Saúde pedem fechamento de praias, escolas e toque de recolher no Brasil

Colunistas