nsc
    dc

    Saúde em colapso

    Pacientes do Amazonas são transferidos para outros estados em voos da FAB

    No total, 235 pacientes com Covid serão transferidos para unidades de CE, GO, MA, PB, PE, PI, RN e DF

    15/01/2021 - 10h30

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Pacientes de Manaus com Covid são transferidos em avião da FAB
    Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou nesta sexta (15) transferência de pacientes de Manaus, no Amazonas, para outros estados do país
    (Foto: )

    Duzentos e trinta e cinco pacientes de Manaus (AM) que deverão ser transferidos para hospitais de outros estados começaram a ser levados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (15).

    > Venezuela diz que irá oferecer oxigênio ao Amazonas

    Conforme o Ministério da Defesa, há voos programados ainda na sexta para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Hospitais de Goiás, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal também deverão receber pacientes. As informações são do portal G1.

    As transferências de pacientes ocorrem em meio ao colapso do sistema de saúde do Amazonas. Hospitais ficaram sem oxigênios e pacientes morreram por asfixia. O estado registrou recorde em internações por Covid-19 teve uma nova variante da doença foi identificada em circulação.

    Segundo informou o Ministério da Saúde, as transferências dos pacientes do Manaus ocorrerão por via aérea, com duas aeronaves da FAB, e já estão garantidos de imediato 149 leitos. São 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), 4 em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.

    > Sem oxigênio, médicos em Manaus dizem ter que escolher quem terá assistência

    No início da manhã desta sexta, nove pacientes embarcaram no primeiro voo da FAB, que partiu da Base Aérea de Manaus para Teresina. Inicialmente, 13 passageiros seriam transferidos, mas quatro estavam instáveis e não puderam viajar.

    Conforme a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, os primeiros pacientes saíram dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto e Platão Araújo para receber atendimento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Os governos federal e do estado não detalharam quantos serão os voos para transferir pacientes e nem quantos dias a operação deve durar.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas