nsc

    Saúde públlica

    Pacientes enfrentam calor sem ar condicionado em hospital de São José; veja o vídeo

    No Regional de São José, pessoas internadas ainda tem o incômodo do sol à tarde, que bate direto pela claraboia

    10/02/2021 - 19h14

    Compartilhe

    Leandro
    Por Leandro Lessa
    Pacientes sem ar condicionado em sala do Hospital Regional de São José
    Pacientes sem ar condicionado em sala do Hospital Regional de São José
    (Foto: )

    Em um setor do Hospital Regional de São José (HRSJ), na Grande Florianópolis, pacientes, familiares, médicos e enfermeiras sofrem com o calor em pleno verão, em uma sala com aparelho de ar condionado com defeito e quase sem ventilação. O flagrante foi feito pelo parente de uma pessoa internada na unidade, que registrou as imagens e enviou à produção do Jornal do Almoço, da NSC TV

    > Clique aqui e receba notícias de Florianópolis ou região pelo WhatsApp

    Parte das imagens foi gravada na noite desta terça-feira (9). Ao fazer o vídeo, a pessoa relata que os equipamentos de ar condicionado na sala não funcionam há semanas, e a única saída de ventilação é uma porta. O homem alega, no mesmo depoimento, que o ar condicionado na sala da diretoria estava operando normalmente. 

    > Morte de paciente com Covid-19 por suposta falta de medicação motiva ação contra hospital de Florianópolis

    Além da quantidade de pessoas sendo atendidas no HRSJ, o homem disse que, no período da tarde, os raios de sol que passam pelas claraboias deixam o ambiente como se fosse "uma estufa". 

    Veja as imagens: 

    A assessoria da secretaria de Estado da Saúde enviou uma resposta à produção da NSC TV. A divulgação diz que o local em que o homem registrou as imagens é uma sala de acolhimento para pacientes da emergência geral. Porém, a pasta, ligada ao governo de SC, acabou referindo-se na nota divulgada ao ambulatório, pois a pessoa que gravou o vídeo relatou que estava nesse local. 

    Ainda de acordo com a assessoria, o hospital recebeu a doação de dois equipamentos de ar condicionado, que seriam instalados até o fim da tarde desta quarta. 

    > Com ar-condicionado quebrado, Hospital Celso Ramos adia cirurgias

    Sobre a quantidade de pacientes, a secretaria de Saúde alega que as pessoas acidentadas estão sendo encaminhadas para o Regional, já que o Hospital Florianópolis passou a ser usado para atendimento Covid-19. Com isso, houve um aumento no número de internações de pacientes ortopédicos. 

    Confira a nota da Secretaria de Saúde: 

    A direção do Hospital Regional de São José (HRSJ) esclarece que o ar condicionado da área da Direção é Central. Já o aparelho do Ambulatório é um split e está com problemas. Inclusive, o hospital recebeu a doação de dois aparelhos de ar condicionado, sendo que um será instalado na tarde desta quarta-feira (10/02) e os outros que funcionam estão sendo revisados. É importante destacar que o HRSJ possui contrato para manutenção dos aparelhos Splits e Janelas.

    A direção também informa que, quanto à demanda de pacientes que estão no corredor, desde o direcionamento do Hospital Florianópolis para atendimento aos pacientes com COVID-19, os pacientes acidentados estão sendo encaminhados todos para o Regional. Desta forma, em janeiro de 2021 houve um aumento significativo de 39% de internação de pacientes ortopédicos, comparado com janeiro de 2020.

    Mesmo com o auxílio do Hospital de Santo Amaro recebendo pacientes para cirurgia de pequeno porte, o HRSJ continua com grande demanda.

    Outra situação que está ocorrendo é o aumento da quantidade de idosos sofrendo quedas, precisando de cirurgia ortopédica. Inclusive, no último sábado (06/02), foram realizadas várias cirurgias ortopédicas para diminuir o número de pacientes no corredor da unidade.

    Leia também:

    Colapso no Oeste: lotação em leitos de Covid-19 nos hospitais gera alerta para outras regiões de SC

    Crianças menores de cinco anos devem usar máscara? Entenda

    Covid-19 em SC: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos

    Colunistas