nsc

publicidade

Joinville que Queremos

Painel com especialistas discute a revitalização do Centro de Joinville

Evento promovido por "AN" acontece nesta terça-feira para debater os desafios da segurança, mobilidade, infraestrutura e patrimônio cultural na região central 

27/03/2019 - 10h33 - Atualizada em: 27/03/2019 - 14h40

Compartilhe

Luan
Por Luan Martendal
Vista aérea do Centro de Joinville
Vista aérea do Centro de Joinville
(Foto: )

O Jornal A Notícia promove na noite desta quarta-feira o painel que marca a segunda etapa do projeto "Joinville Que Queremos", que, neste ano, propõe-se a discutir a revitalização do Centro de Joinville. O evento é aberto à comunidade e acontece a partir das 19h30, no auditório da Universidade Regional de Joinville (Univille), com a presença de educadores, especialistas, e representantes do poder público e da sociedade civil.

O jornalista da NSC Comunicação, Marcos Pereira, será o mediador da conversa entre painelistas convidados e o público que, em conjunto, devem debater sobre os desafios da região Central nas áreas de segurança, mobilidade, infraestrutura e patrimônio cultural. O encontro também gera oportunidade para compartilhar ideias e propostas de intervenções que fortaleçam o núcleo central de Joinville.

Participam do painel, como convidados, o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Danilo Conti; a professora e pesquisadora do mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille, Dione da Rocha Bandeira; o jornalista e comentarista da NSC, Jefferson Saavedra; o diretor da Axia Vectra Incorporações, Mário Cezar Castro de Aguiar; e Marcelo Gomes, diretor da Pedra Branca Empreendimentos, responsável pelo modelo de cidade-criativa implantado na Pedra Branca, em Palhoça (SC).

As discussões terão como base o slogan do "Joinville que Queremos" deste ano: “Vamos reviver o coração da cidade!”. Além disso, serão considerados os conteúdos especiais feitos pelos profissionais da NSC Comunicação ao longo da primeira etapa do projeto, iniciado no último dia 18, com publicações no “AN” e também presentes na NSC TV, Rádio Globo, Rádio Atlântida e portal NSC Total.

— Ter um Centro mais vibrante, humanizado e atraente para turistas e moradores de Joinville é o que todos desejamos. Neste projeto, a missão da NSC Comunicação é amplificar as vozes da comunidade para ajudar a construir um futuro melhor para a cidade – reforça o diretor regional da NSC, Luciano Moura.

Uma causa de todos

Em outras palavras, o "Joinville que Queremos" de 2019 ressalta o pertencimento dos cidadãos joinvilenses na transformação do Centro e os convida a abraçarem a ideia. Por isso, durante o painel, além de perguntas, a voz da comunidade virá dos resultados da pesquisa voluntária feita neste mês pela Univille.

Nesta ação foram coletadas informações com o objetivo de entender como as pessoas enxergam o Centro de Joinville e as emoções que ele promove, oferecendo dados para a formação de melhorias ou adequações à área.

A terceira etapa do projeto está prevista para ocorrer no dia 14 de abril, das 10 horas às 16 horas, com uma ação vivencial no Centro. O evento prevê uma série de atrações, como apresentações artísticas, música, brincadeiras e outras atividades que envolvam toda a família para curtir o domingo na área central da cidade.

A iniciativa do "Joinville que Queremos" conta com a parceria de Univille, Gidion, Transtusa e Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville.

O que eles têm a dizer:

O Painel Joinville que Queremos vai reunir profissionais e especialistas de áreas distintas, mas com objetivos em comum: mostrar as tendências de infraestrutura urbana e as iniciativas pensadas para planejar o futuro do Centro de Joinville. Serão destacadas ideias que passam pelo adensamento populacional, a guinada de Joinville para uma cidade mais inteligente e humana, bem como os ganhos social, econômico e cultural com a revitalização. Veja um pouco do que pensa cada um dos painelistas do "Joinville que Queremos":

Marcelo Gomes
Marcelo Gomes
(Foto: )

MARCELO GOMES

Diretor da Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários

“Acredito que ao fazer uma cidade melhor para seus próprios moradores, qualificando sua infraestrutura e otimizando seus espaços e recursos públicos, é possível tornar não só o centro mais vibrante, mas também tornar a cidade mais atrativa, turística e com maior potencial econômico.”

Jefferson Saavedra
Jefferson Saavedra
(Foto: )

JEFFERSON SAAVEDRA

Jornalista e comentarista da NSC Comunicação

“O Centro forma uma das principais características de uma cidade e Joinville merece que se faça um trabalho efetivo e conjunto em prol da revitalização. E, para essa transformação acontecer, é preciso mobilizar e atrair de volta a população para o Centro; mais que isso, trabalhar o todo: o lazer, o comércio, a segurança e a infraestrutura.”

Danilo Conti
Danilo Conti
(Foto: )

DANILO CONTI

Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável

“O projeto de qualificação que estamos propondo para o Centro é uma quebra de paradigma para o urbanismo do município, porque será a primeira entrega física do nosso projeto de transformar Joinville em uma Smart City: cidade mais humana e sustentável.”

Dione da Rocha Bandeira
Dione da Rocha Bandeira
(Foto: )

DIONE DA ROCHA BANDEIRA

Arqueóloga, professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille

“O potencial (de ganhos) pode ser grande e positivo, mas isso vai depender do projeto de revitalização e como ele vai ser conduzido. Ele deve atender os desejos dos cidadãos joinvilenses de uma forma democrática. O bem estar do cidadão deve ser o foco, tudo o mais será consequência.”

Mário Cezar Castro de Aguiar
Mário Cezar Castro de Aguiar
(Foto: )

MÁRIO CEZAR CASTRO DE AGUIAR

Diretor da Axia - Vectra Incorporações e Construções

“O adensamento é um grande passo para a revitalização e trata-se de uma questão social. Hoje é demandada uma infraestrutura elevada e as pessoas têm que se movimentar muito para ir à escola, ao trabalho ou ao supermercado. Quanto mais adensada a cidade for, mais ganhos ocorrem de forma geral - de infraestrutura, urbanismo e qualidade de vida.”

Serviço

O QUÊ: Painel Joinville Que Queremos

QUANDO: 27 de março (hoje), das 19h30 às 21h

ONDE: auditório da Univille (Rua Paulo Malschitzki, na Zona Industrial Norte)

QUANTO: gratuito

Deixe seu comentário:

publicidade