Um painel da NSC Comunicação com alguns dos principais analistas políticos de Santa Catarina reuniu empresários, autoridades e a comunidade nesta quarta-feira (24) em Blumenau. Com mediação de Adriana Krauss, apresentadora da NSC, o evento no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (Acib) teve participação dos colunistas Moacir Pereira, Upiara Boschi e Pancho para debater as perspectivas para a corrida eleitoral de 2020, pouco mais de um ano antes do pleito.
Continua depois da publicidade
Upiara Boschi analisou as mudanças de paradigma da política que ocorreram após manifestações de 2013 e a ascensão da chamada "nova política". O colunista afirma que uma das mudanças causadas pela eleição de 2018 é o fim do voto regionalizado, que refletiu em regiões como o Planalto Norte, que ficou sem deputados, e na diminuição da representatividade de Blumenau.
— Tenho uma convicção de que a onda 17 acabou. As pessoas não vão votar nos desconhecidos na próxima eleição. O PSL, por exemplo, vai ser julgado pelo próprio trabalho feito desde a última eleição. Eles não são mais os portadores da renovação, assim como outros partidos menores que surgiram na última eleição e também mudaram a sua condição.
Moacir Pereira falou sobre o poder das redes sociais no cenário político, citando casos como a revogação do vale-alimentação para vereadores de Florianópolis após a repercussão negativa. A reforma da previdência e as manifestações que ocorreram ao longo desse ano também foram assuntos abordados pelo colunista.
— A eleição terminou, mas o Brasil segue na gravíssima crise econômica e o país continua num período de selvageria. Então há muitos desafios para os novos tempos, que incluem o segundo turno da reforma da previdência, a reforma tributária e a reforma do Judiciário.
Continua depois da publicidade
Já Pancho analisou o cenário local, falando sobre alguns nomes que estão sendo cogitados para a disputa a prefeito de Blumenau em 2020. Além disso, ressaltou a importância da participação popular num momento em que começam a surgir vários pré-candidatos.
— É importante que todos acompanhem essa movimentação de pré-candidatos porque esses nomes podem representar segmentos da cidade. Por isso é bom começar a ter atenção quanto ao plano de governo, mesmo que ainda falte muito para a eleição.
Evento para debater as demandas do município
O diretor de mercado da NSC Comunicação, Adriano Araldi, abriu o evento falando sobre a importância de reunir lideranças com a comunidade para debater sobre as demandas do município. Mesmo ainda faltando um ano para a eleição, o dirigente falou sobre a necessidade de começar a discutir desde já o futuro de Blumenau.
— Entendemos que a nossa missão não é só repercutir notícias, mas também participar do debate com a sociedade sobre o futuro político. É isso que estamos fazendo nessa noite, em conjunto com as autoridades e o público presente.
Continua depois da publicidade
O presidente da Acib, Avelino Lombardi, comparou o voto a uma procuração para que essa pessoa faça a gestão da cidade. O empresário defendeu a diminuição do Estado e a redução de impostos para melhorar a gestão do poder público.
— Blumenau é uma cidade pujante e a capital do Vale do Itajaí, que representa 32% do PIB catarinense. Mas não sabemos e não temos o apoio definitivo para que os governos estadual e federal nos olhem com o devido valor, algo que temos que começar a mudar desde já.
Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt esteve no evento e falou sobre a importância desse momento de construção e debate político. Ele também defendeu a unificação das eleições com a justificativa de que o governo federal deve gastar R$ 1 bilhão com o pleito do próximo ano.
— Temos que rediscutir esse modelo de calendário eleitoral. Ano que vem teremos dificuldade para celebrar convênios, fazer novas ações e problemas com a burocracia. Acabamos de sair de um processo político e já estamos indo pra outro. Esse é um debate que precisa ser feito no Congresso.
Continua depois da publicidade